Bolivarianos perdem força


Parlamentares apoiam  solução para impasse criado no Mercosul sobre presidência do bloco

mercosulDeputados do PSDB apoiaram nesta quarta-feira (14) a decisão tomada pelos países do Mercosul de impedir que a Venezuela assuma a presidência do bloco. Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai aprovaram uma nota de consenso explicando que a partir de agora a presidência será exercida por meio de comissão coordenadora formada por um representante de cada um dos fundadores. O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, deputado Pedro Vilela (AL), destacou a superação do impasse. 

Vilela ponderou que a decisão não foi unâmime, pois o Uruguai se absteve, mas isso não impediu a eficácia da decisão. De acordo com o “Bom Dia Brasil”, os países alegaram que a Venezuela não respeita as regras democráticas e viola os direitos humanos. Comandada pelo autoritário Nicolás Maduro, a Venezuela tem dois meses para se adaptar as regras ou será suspensa do Mercosul a partir de dezembro.

 Para o tucano, essa pressão é muito importante para fazer com que a Venezuela se adeque aos compromissos assumidos quando ingressou no Mercosul. “Na minha percepção a Venezuela não vem cumprindo com suas obrigações. Notadamente há desrespeito pela democracia e ataque aos direitos humanos.“Foi uma boa solução”, afirmou.CREDN

Vilela apontou que foi de grande importância a participação do ministro das Relações Exteriores, José Serra, que desde o começo liderou o encaminhamento. “Ele foi o principal responsável por essa solução que finalmente foi alcançada”, afirmou. Em sua página no Facebook, o chanceler anunciou a decisão tomada pelos países.

Integrante da Comissão de Relações Exteriores, a deputada Shéridan (RR) disse por meio do Twitter que apoia com aplausos a solução diplomática encontrada para o Mercosul. “Nós de Roraima somos os que vemos mais de perto o colapso social e econômico da Venezuela, fruto de um governo autoritário”, escreveu. 

(Reportagem: Elayne Ferraz/fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *