Sessão solene


Em homenagem a administradores, Izalci diz que profissionais da área são cada vez mais importantes

izalci

Estudantes de administração acompanham o pronunciamento do deputado do PSDB na manhã desta segunda-feira.

A pedido dos deputados Izalci (DF) e Hildo Rocha (PMDB-MA) , a Câmara realizou nesta segunda-feira (12) sessão solene em homenagem ao dia do administrador de empresas, comemorado em 9 de setembro. Os cerca de 400 mil administradores estão comemorando 51 anos da profissão no Brasil.

Esta data foi escolhida por ser a data da assinatura da Lei 4.769/65, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federal e Regionais de Administração. O parlamentar do PSDB acredita que a profissão se torna cada vez mais importante e necessária nas empresas e serviços públicos. Para ele, as empresas privadas sabem da importância do administrador, mas no setor público alguns gestores ainda não conseguem enxergar a necessidade de planejamento e de gestão pública de qualidade.

MÁ GESTÃO E FALTA DE PLANEJAMENTO

Na opinião do parlamentar, a crise que o país enfrenta se deve à má gestão. “É por isso que competimos mal com o resto do mundo que planeja, que administra e usa de sua inteligência para agregar àqueles que contribuem para o presente e, sobretudo, para o futuro”, alertou. Para Izalci, o Brasil se coloca na contramão da história e teima em não valorizar a especialização de dezenas de jovens estudantes, futuros administradores do país.

“Tenho repetido sempre em meus pronunciamentos que falta planejamento no país. Falta valorizar e, principalmente, usar nossos talentos brasileiros. A gestão de excelência não cai do céu. Ela é feita de uma boa formação, experiência e atualização constante”, disse.

Devido à falta de atenção do extinto governo petista com os administradores, Izalci lembrou que a gestão passada acabou chamada para se explicar. Foi realizada uma audiência pública, na qual se reuniram estudantes, professores, o Conselho Regional de Administração e os representantes do governo. O tucano destacou que a única explicação para a retirada da área no programa Ciências sem Fronteiras é que era ordem da presidente Dilma.“Então, de fato, não havia explicação plausível. Uma presidente que não enxergava a relevância de um profissional tão importante como o administrador, não teria condições de liderar uma nação”, disse o deputado.

Izalci acredita que o Brasil precisa ter mais administradores nos postos de comando. Para ele, essa é a melhor maneira de se avaliar os riscos e tomar decisões para planejar e alcançar os resultados esperados. “Vivemos nos últimos anos sem planejamento algum, tapando buraco daqui e dali”, reiterou.

O tucano afirmou ainda que a profissão de administrador é a que mais cresce no mundo e que as empresas privadas e os governos têm nelas sua mais importante ferramenta. “De novo, o Brasil se coloca na contramão da história e teima em não valorizar a especialização de dezenas de jovens estudantes, futuros administradores deste país. Hoje, vocês são imprescindíveis nas empresas públicas e privadas, mas são, acima de tudo, aqueles que inovam e trazem o bem para as organizações”.

Em sua intervenção, o presidente do Conselho Federal de Administração, Sebastião Luiz de Mello, também defendeu mais planejamento. “Estamos prontos para colaborar com a gestão do nosso país”, disse ele. Além de estudantesm participaram da cerimônia convidados como Monica Cova Gama, presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal. 

(Reportagem: Elayne Ferraz/foto: Gilmar Felix – Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
12 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *