Organizações criminosas


Comissão de Segurança autoriza viagem ao Acre para verificar ocorrência de ataques violentos  

24772532476_ceff44bc6c_zA Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou a realização de uma viagem, em missão oficial, à cidade de Rio Branco, capital do Acre. Segundo o deputado Rocha (AC), autor do requerimento (171/16), a visita dessa comissão é urgente diante do clima de violência instalado na capital, com atentados contra instalações de segurança públicas, coordenados por organizações criminosas.

“Precisamos debater as providências adotadas pelo governo estadual para restaurar a normalidade e a paz às cidades acreanas”, reiterou ele em sua justificativa. Entre os dias 17 e 18 de agosto, a Polícia Militar contabilizou nove ocorrências fora do comum: incêndios em delegacias, num parque ambiental e ataques a residências de agentes de segurança. Também ocorreram 40 incêndios criminosos.

De acordo com o parlamentar, embora oficialmente não haja toque de recolher, houve fechamento de escolas, o comércio foi atingido e a criminalidade parece comandar a situação. “Mesmo mal aparelhados, os agentes de segurança são aguerridos e mantêm esforços para restaurar o clima de normalidade”. De acordo com notícias veiculadas pela imprensa, os ataques seriam comandados dos presídios em represália ao trabalho da Polícia Militar contra o crime organizado.

Na noite do dia 17 de agosto, após as 22 horas, não havia mais ninguém nas ruas. Segundo Rocha, os ataques lembraram outubro de 2015, quando Rio Branco teve noites de terror, em que ocorreram incêndios, mortes e insegurança. “O crime organizado exigiu vingança contra as mortes de criminosos em troca de tiros com a polícia”, afirmou.

Uma das soluções encontradas pela equipe do governo foi transferir presos considerados perigosos para presídios em outros Estados. “Hoje percebemos que o crime continua dominando o Estado, diante de um governo que se mostra desorganizado em suas ações”, reiterou o parlamentar.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
2 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *