Fortalecimento
Em sessão solene, deputado Izalci sai em defesa dos lotéricos
A busca por uma melhor remuneração e garantia de segurança para as casas lotéricas foi o principal tema debatido durante sessão solene na Câmara dos Deputados celebrada em homenagem aos lotéricos.
Em seu discurso, o deputado Izalci (DF) ressaltou a recém-criada Frente Parlamentar em apoio a esses profissionais. Segundo ele, essa é mais uma mobilização envolvendo amplo número de deputados, independentemente de partido, visando fortalecer o movimento em busca de justa correção financeira. “Parceria é boa quando os bons resultados são compartilhados”, disse da tribuna.
O parlamentar lembrou a mobilização de 2015, que obteve sucesso na renovação de contratos por mais 20 anos. No entanto, avalia que ainda há um caminho a percorrer. O Brasil tem cerca de 30 mil casas lotéricas.
Presente à cerimônia, o presidente da Federação dos Lotéricos, Jodismar Amaro, fez uma retrospectiva das mobilizações que transformaram os lotéricos em categoria profissional. De acordo com ele, as casas lotéricas estão em 99% dos municípios brasileiros, prestando serviços de correspondente bancário.
Além das apostas, as casas processam o pagamento de benefícios sociais – seguro-desemprego, Bolsa Família, FGTS e aposentadoria. Recebem, ainda, pagamento de contas de água, luz, impostos entre outros serviços.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Lúcio Bernardo Junior – Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta