Programa bem sucedido
A pedido de tucanos, audiência discutirá programa militar que rendeu medalhas olímpicas ao Brasil
Requerimento de autoria dos deputados Pedro Vilela (AL) e Luiz Carlos Hauly (PR) foi aprovado nesta semana pela Comissão de Relações Exteriores. O pedido requer a realização de audiência pública destinada a convidar os atletas militares (medalhistas olímpicos), bem como representantes dos Ministérios da Defesa e do Esporte, para que possam explanar sobre o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), que levou à conquista de várias medalhas para o esporte brasileiro nas Olimpíadas Rio 2016.
“Destacamos que 670 militares fazem parte do PAAR, sendo 76 militares de carreira e 594 temporários, sendo que dos 465 atletas que disputaram as Olimpíadas, 145 eram militares das Forças Armadas do Brasil, ou seja, 31,5% do efetivo de atletas brasileiros”, explicaram.
Os tucanos ressaltam que esses atletas militares têm seus ingressos como temporários nas Forças Armadas, permanecendo até oito anos no programa, recebendo salários, plano de saúde, atendimento médico, odontológico, fisioterápico, alojamento e alimentação, além de usufruírem de toda a infraestrutura esportiva dos quartéis para realizarem seus treinos e preparações.
Eles explicam que o objetivo primordial da audiência pública proposta será o de discutir os bons resultados alcançados pelos atletas olímpicos, ouvi-los, colher as boas experiências, melhorar as que porventura não foram bem sucedidas e ampliar os resultados para as próximas olimpíadas, dando a atenção devida, também, aos responsáveis pelo PAAR, com suas experiências e sugestões.
“Pretendemos encaminhar propostas para aperfeiçoar esse importante programa, com vistas a preparar melhor os atletas para as próximas competições esportivas, notadamente a próxima edição dos jogos olímpicos, que será realizada na cidade de Tóquio, no Japão, daqui a quatro anos, para que os atletas inseridos nesse programa levem, mais uma vez, nosso país ao mais alto pódio esportivo”, concluem os tucanos.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta