Quem é esse?
“Lula mente descaradamente”, diz tucano sobre contradição em depoimento do petista à PF
A versão apresentada pelo ex-presidente Lula à Polícia Federal, durante depoimento prestado quando foi alvo de um mandado de condução coercitiva, em março deste ano, foi considerada incoerente pela PF. De acordo com relatório produzido na ocasião, o petista disse que não conhecia o ex-diretor da construtora OAS Paulo Gordilho. No entanto, foi encontrada no celular de Gordilho uma foto em que os dois aparecem juntos (veja ao lado).
As autoridades investigam se a OAS doou um sítio em Atibaia e um apartamento tríplex, no Guarujá, ao ex-presidente. Para a força-tarefa, a “doação” poder ter sido pagamento de propina em função de contratos firmados entre a empreiteira e o governo federal – na época, comandado por Lula. Como nenhum dos imóveis está em nome de Lula, a PF acredita que seja uma manobra para ocultação de patrimônio.
O deputado Geraldo Resende (MS) acredita que Lula “mente descaradamente” nos depoimentos como estratégia para atrapalhar a Justiça e ganhar tempo para pensar como escapar impune dos ilícitos cometidos por ele.
“Lula está envolvido até o pescoço com ilícitos. Ele usou as empreiteiras e utilizou as prerrogativas do cargo para aumentar seu patrimônio e conseguir vantagens como no caso do sítio e do tríplex. Mas a mentira tem perna curta e a verdade sempre prevalece. As autoridades já têm provas suficientes para concluir que o ex-presidente cometeu graves crimes”, disse o tucano.
O parlamentar lamentou a postura adotada pelo petista e disse que as atitudes tomadas por ele prejudicam o povo brasileiro. “Vejo tudo isso com tristeza. Lula era um figura cultuada pelo povo, era uma liderança popular de tamanha envergadura e resolveu enveredar por esses caminhos que realmente trazem muita desesperança para o povo brasileiro’, concluiu.
Lembrando ainda que um laudo feito pelo setor de perícia da PF aponta indícios de que o ex-presidente e a sua esposa orientaram reformas feitas no sítio frequentado pela família do petista, localizado em Atibaia (SP). Teriam sido gastos R$ 1,2 milhão na obra.
O documento aponta mensagens de texto trocadas entre Léo Pinheiro, da OAS, e Gordilho, de quem Lula alegou não se lembrar, nas quais Gordilho se refere à propriedade como “fazenda do Lula” e diz que o assunto deve ser tratado com “sigilo absoluto”.
(Da Agência PSDB, com alterações/foto: divulgação)
Deixe uma resposta