Defesa do uso compartilhado
Papa formaliza pedido para que governo cancele venda de área de terminal de pesca de Santos
O deputado João Paulo Papa (SP) entregou ao secretário-Chefe da Casa Civil do Estado, Samuel Moreira, nessa quinta-feira (25), um pedido formal para que o Governo retire a área do Terminal Público de Pesca de Santos (TPPS) da relação de imóveis públicos que serão vendidos. Projeto neste sentido tramita na Assembleia Legislativa.
Papa defendeu o uso compartilhado do terreno. Hoje há projetos para a área que preveem a revitalização do Terminal; uma Unidade Marítima da Polícia Federal; um novo local para o comércio de pescado (em substituição ao localizado na Rua Áurea Gonzáles Conde, na Ponta da Praia) e o Instituto do Mar, sob responsabilidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
“Os projetos possuem uma sinergia e necessidade de acesso ao mar. Aquela área é a ideal para a implementação destas ações, pois não há outra com tais características na cidade. Além disso, as iniciativas contam com o apoio da Prefeitura de Santos e das referidas instituições”, detalha o parlamentar, que esteve acompanhado do presidente do Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado, José Ciaglia.
Samuel Moreira afirmou que encaminhará rapidamente o pedido de Papa ao governador Geraldo Alckmin. “O secretário-chefe também entende que os projetos são importantes para a Baixada e o Estado” continuou o parlamentar. “Tenho certeza que o governador, que tanto tem apoiado a região, será sensível à reivindicação, que é de toda comunidade”. O deputado defende que, dada a importância do projeto para a cidade, ainda que parte da área pertença ao Estado, ela deve ser incorporada às ações planejadas.
MOBILIZAÇÃO A FAVOR DA PESCA
João Paulo Papa tem atuado de forma firme na defesa dos pescadores da Região. No último dia 17 de julho, ele se reuniu com o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e apresentou a necessidade de se revitalizar a área onde hoje está o Terminal de Pesca. O ministro confirmou ao deputado que apoiará a proposta da Prefeitura de Santos.
Além disso, na última quarta-feira (24), o deputado esteve reunido com o secretário Nacional do Patrimônio da União (SPU), Guilherme Estrada, juntamente com a reitora da Unifesp-Campus Baixada Santista, Soraya Shimui, para defender a cessão de parte da área para a instalação do Instituto do Mar “O secretário se colocou à disposição para apoiar esta importante ação. Estamos mobilizando todas as frentes para que estes projetos sejam viabilizados”, finalizou.
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta