Homenagem


Tucanos celebram Dia Nacional do Ciclista e pedem paz no trânsito

Deputados do PSDB destacaram a passagem do Dia Nacional do Ciclista, comemorada em 19 de agosto. A data foi idealizada em homenagem a um biólogo brasiliense que morreu em 2006 enquanto pedalava.  A tragédia aconteceu no final do Eixão Sul, onde uma bicicleta branca (ghost bike) vem sendo mantida pela comunidade em sua memória.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) condenou o motorista que causou o acidente a pagar indenização de R$ 150 mil aos pais e à filha de Pedro Davison, mais pensão de R$ 970 à filha, além das despesas do funeral. Em 2010, o condutor foi condenado pelo Tribunal do Júri a seis anos de prisão, em regime semiaberto, por homicídio com dolo eventual, decisão até então inédita para esse tipo de caso.

O deputado Vitor Lippi (SP) é um dos signatários de projeto de lei que tramita na Câmara para formalizar a comemoração anual da data. O projeto tem o propósito de aprimorar e criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito, além desestimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável. A data já foi consolidada no calendário dos grupos cicloativistas do país, mas o Congresso ainda não oficializou.

“É fundamental para nos lembrar da importância do convívio harmônico entre condutores de veículos motorizados, ciclistas e pedestres. Após essa irreparável perda, e em suas circunstâncias, o dia 19 de agosto passou a ter grande apelo popular nacional como uma data a ser celebrada por todos os ciclistas do país”, diz trecho do projeto. O deputado Daniel Coelho (PE) afirma que a data é importante para lembrar que a bicicleta é mais que um mero instrumento de transporte.

De acordo com o projeto em tramitação, a adesão maciça ao Dia Nacional impressiona pela diversidade de atores que se manifestam anualmente nessa ocasião: deputados federais, prefeituras e governos, Ministérios Públicos estaduais, empresas, estrelas de televisão, grandes esportistas brasileiros, dentre muitos outros demonstram solidariedade para com todos os ciclistas das mais diversas formas, em especial pelas redes sociais.

O deputado Izalci (DF) ressalta que é importante continuar lutando pela paz no trânsito e pelo respeito às leis. Já o deputado Lobbe Neto (SP) usou as redes sociais para parabenizar os ciclistas pela passagem do dia. “A brisa no rosto, a sensação de liberdade, a mobilidade sustentável e o ar mais limpo fazem tudo valer a pena. Parabéns”, disse.

(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Valter Campanato/ABr)

Compartilhe:
19 agosto, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *