Obstrução das investigações


Abertura de inquérito contra Dilma e Lula é mais um passo para que Justiça seja feita, dizem tucanos

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para investigar a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e dois ex-ministros do governo Dilma, Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo. O objetivo é apurar a suspeita de que eles agiram para obstruir as investigações da Operação Lava Jato. A decisão ocorreu no mesmo momento em que a presidente afastada distribuía sua “carta aos brasileiros e aos senadores”, que foi mal recebida no Congresso.  

PicMonkey Collage

Também serão investigados o senador cassado Delcídio do Amaral e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. O deputado Domingos Sávio (MG) acredita que a abertura do inquérito fará com que a Justiça se aproxime dos verdadeiros culpados por afundar o país, deixando-o numa situação crítica.

“Acredito que os brasileiros querem que a Justiça funcione para todos. Lula não está acima do bem e do mal.  Inclusive espero que Dilma seja definitivamente cassada na próxima semana”, disse o parlamentar. Sávio é vítima de processo movido por Lulinha, um dos filhos de Lula, após o deputado, em uma entrevista, ter pedido que Lula e o filho fossem investigados. “Eu não me calei. Pelo contrário: fui para as ruas e pedi para que todos fossem investigados, como toda a população fez”, disse. 

Em março, o juiz Sério Moro tirou o sigilo de gravações telefônicas entre Lula e Dilma. Na conversa, Dilma informava que estaria mandando um auxiliar, que ficou conhecido como “Bessias”, com o termo de posse de Lula como ministro da Casa Civil “para o caso de necessidade”. Os investigadores da Lava Jato interpretaram o diálogo como uma tentativa de Dilma de evitar uma eventual prisão de Lula. Se houvesse um mandado do juiz, de acordo com essa interpretação, Lula mostraria o termo de posse como ministro e ficaria livre da prisão.

Sávio afirma que a Polícia Federal e o juiz Sérgio Moro estão cumprindo com suas missões, e espera que o Judiciário cumpra também o seu dever. Ele declara que está mais do que claro que Lula é o grande chefe da quadrilha e Dilma a responsável por deixar a economia em frangalhos. Também nesta terça-feira Moro rejeitou o pedido da defesa de Lula, considerando-se apto a julgar as denúncias contra ele.

“Eles precisam pagar pelos seus erros e pelos crimes que cometeram. Foram crimes que acabaram repercutindo e produziram sofrimento para milhões de brasileiros: mais de 12 milhões de desempregados, uma saúde pública defasada e a segurança numa calamidade. Devem pagar pelo que fizeram”, declarou.

O deputado Carlos Sampaio (SP) também comemorou a decisão de Teori, pois, para ele, a justiça está sendo feita. “Como já disse a vocês, estamos muito próximos de identificar e punir os verdadeiros responsáveis pela bandalheira que tanto mal fez ao país”, afirmou em postagem em seu Facebook.

(Reportagem: Elayne Ferraz/ Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 agosto, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *