Conscientização
Deputados alertam para risco de queimadas no período da seca em todo o país
Deputados do PSDB destacaram a importância de conscientizar a população sobre o combate às queimadas no Brasil. Em pronunciamento nessa terça-feira (2), o ministro do meio Ambiente, Sarney Filho, chamou atenção para o aumento dos incêndios e alertou para os riscos à fauna e à flora.
Em seu discurso, o ministro reforçou que a prevenção dos incêndios é prioridade para o governo federal e pediu a contribuição de cada brasileiro para combater os incêndios.
Para o deputado Max Filho (ES), devido à crise hídrica prolongada e ao crescimento de queimadas, esse plano merece prioridade do governo federal. Ele destaca que Sarney Filho é um ministro experiente e que está sintonizado com a pauta ambiental.
A seca dos dois últimos anos fez com que o Brasil atingisse a maior quantidade de incêndios registrada até hoje para essa época. E o período tradicionalmente seco está apenas começando. “Corremos o risco de enfrentar uma grande tragédia, já que os incêndios prejudicam a saúde, a produção agropecuária e de água, a distribuição de energia elétrica, o solo, a atmosfera, a fauna e a flora”, disse o ministro.
Por sua vez, o deputado Fábio Sousa (GO) ressalta que a ideia de uma campanha de conscientização é muito importante, já que, para ele, além das causas naturais, como o clima seco, outro fator que causa os incêndios é o descuido da população com o meio ambiente.
“A maioria dos incêndios são, de certa forma, causados de forma criminosa. São pessoas que jogam a ponta do cigarro acesa fora, soltam balões, entre outras coisas que acabam prejudicando e proporcionando incêndios na natureza. O incentivo à população é muito importante. Não podemos destruir o meio ambiente”, alertou o tucano.
É importante lembrar que o governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e do Instituto Chico Mendes, está fiscalizando queimadas criminosas e, principalmente, orientando os produtores rurais no preparo da terra, utilizando as melhores práticas.
SERVIÇO
O número da Linha Verde para que a população tire dúvidas sobre como fazer prevenção e combate aos incêndios é 0800 618080.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Antonio Cruz/ABr)
Deixe uma resposta