Retomada


Para deputados, indicadores positivos na economia dão esperança de dias melhores para o país

Lobbe - FabioA revelação de índices positivos da economia nos últimos dias fortalece a esperança na complicada e lenta recuperação econômica do Brasil após Dilma ter afundado o país em uma grave crise. Na avaliação de deputados do PSDB, a aprovação do impeachment da petista e adoção de medidas pelo governo Temer, com o apoio da maioria do Congresso, aumentam a confiança de investidores e da população.

Um dos mais importantes índices, divulgado pelo boletim Focus do Banco Central, prevê expectativa de haver um recuo menor do PIB do ano, que deve fechar com uma retração de 3,5% em vez dos 4% projetados anteriormente. Otimista, o governo aposta numa retração ainda menor, de 3,1%.

Play

Outra projeção muito positiva estima um crescimento em torno de 1,5% já em 2017, segundo dados do Instituto Internacional de Finanças, que reúne os 500 maiores bancos do mundo e acompanha a evolução dos países neste campo específico.

Para o deputado Fábio Sousa (GO), o Brasil sai de um período difícil patrocinado pelos desmandos do governo petista e começa a sonhar com um futuro melhor. Segundo o tucano, as novas expectativas tornam ainda mais indesejado eventual retorno de Dilma ao Planalto. “Quando há sinais de recuperação da economia extremamente positivos, é sinal de que não pode voltar”, declarou nesta terça-feira (26).

Outro dado é a evolução positiva do índice de Confiança do Consumidor medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV): julho registrou a terceira alta consecutiva. Além disso, como destaca o jornal “O Globo”, os sinais de que a economia começa a se recuperar e o aumento da confiança estimula as incorporadoras e construtoras de imóveis a desengavetarem projetos. De janeiro a maio, o número de novas unidades em construção no país chegou a 5,7 mil, uma alta de 24,7% na comparação com igual período de 2015. “Para as empresas, 2016 está sendo considerado um ano de retomada de fôlego”, diz trecho da reportagem.

Segundo o deputado Lobbe Neto (SP), a proximidade do impeachment dá um novo alento ao país, com a perspectiva real de retomada de desenvolvimento. Um fato importante, segundo ele, é o respaldo do Congresso Nacional para que o ambiente econômico melhore. “Precisamos de medidas simples e alternativas que promovam a retomada do desenvolvimento, do crescimento e da esperança dos empreendedores tanto do Brasil como do exterior”, afirmou. Para ele, um grande acerto foi a escolha de Henrique Meirelles para liderar a equipe econômica, passando uma imagem de credibilidade e de mais confiança num Brasil melhor, mesmo no curto  e médio prazos. 

Outra estatística relevante diz respeito à expectativa da inflação apontada no Boletim Focus, publicação semanal na qual o Banco Central reúne as expectativas de 100 analistas. Em 2016, a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 7,26% para 7,21% em uma semana. Para o próximo ano, caiu de 5,30% para 5,29%, o quarto recuo consecutivo. O BC estima inflação menor que a projetada pelo mercado, de 4,7%, para 2017 com tendência de desaceleração ao longo de 2018. 

Em evento no Rio de Janeiro neste início da semana, Meirelles afirmou que a retomada da economia observada nas últimas semanas vai evitar que a recessão pela qual o país passa seja a maior da história. O ministro ponderou que a fatura a ser paga em função de despesas deixadas pelo governo anterior limitam a velocidade de recuperação da economia e das contas públicas.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 julho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *