Reverter quadro de crise
Confiança do empresariado aumenta com retomada da normalidade institucional, diz tucano
A confiança do empresário do comércio começa a mostrar ritmo de recuperação mais intenso. Em julho, subiu 10,7% ao atingir 87 pontos, esse é o maior nível em 15 meses. Para o deputado Paulo Martins (PR), o otimismo resulta não só da mudança de governo, mas das ações tomadas para reverter o quadro de crise.
Na avaliação do parlamentar, a escolha de uma equipe econômica com credibilidade, a eleição do novo presidente da Câmara e o apaziguamento da situação política geram na população a expectativa de que projetos voltados a fomentar a economia voltem a caminhar.
“O país está voltando à normalidade institucional e isso reflete na confiança da população. O empresariado volta a ficar confiante e com vontade de investir, acreditando no retorno do investimento”, acredita Martins. O tucano avalia que o governo ainda precisa tomar decisões para atingir resultados factíveis.
Os dados sobre a confiança do empresário foram divulgados nesta quarta-feira (20) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os números fazem parte do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), que é apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo para detectar as tendências do setor.
A pesquisa indica que a melhora da confiança foi influenciada principalmente pelas expectativas em relação aos próximos meses, indicador que apresentou alta de 12,1% e chegou ao maior nível desde novembro de 2014 ao bater em 143,6 pontos.
Nesta edição da pesquisa, a percepção dos comerciantes melhorou fortemente em relação ao futuro da economia – entre junho e julho houve melhora de 18,7%.
(Da redação com informações do Portal Brasil/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta