Luta incansável


Luiz Carlos Hauly celebra centenário de nascimento de Franco Montoro

franco-montoro-historia-780x340

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) destacou da tribuna da Câmara os 100 anos do nascimento de André Franco Montoro, comemorados neste 14 de julho. Em 1916, nascia em São Paulo o filho do tipógrafo André de Blois Montoro e de Tomásia Alijostes. Franco Montoro foi deputado federal, vereador de São Paulo, deputado estadual, ministro do Trabalho e Previdência Social, governador eleito de São Paulo, após o restabelecimento das eleições diretas para este cargo, em 1982, e senador da República.

O político faleceu em 16 de julho de 1999, após se sentir mal no Aeroporto de Guarulhos, quando embarcava para o México, onde proferiria palestra motivadora pela integração política dos povos. Foi fundador do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB, em 1988.

“Franco Montoro estaria agora comemorando o seu 100º aniversário, e estaria conosco, promovendo os melhores debates sobre o Brasil, seu papel como integrador das Américas, e, principalmente, valorizando a ação política com “P maiúsculo”. Ele era um político da unidade, de fraternidade universal”, ressaltou Hauly.

Ao longo dos mais de 50 anos de sua trajetória política, Montoro destacou-se pela luta intransigente em defesa da democracia. Como governador de São Paulo, entre 1983 e 1987, ajudou a organizar o movimento das “Diretas Já!”, fundamental para o fim da ditadura militar em 1985. O político é o autor de frases emblemáticas, como “Ninguém vive na União ou no estado. As pessoas vivem no município”.

Tucanos homenageiam centenário do ex-governador Franco Montoro, um dos fundadores do PSDB

No discurso, Hauly destacou a incansável luta de Montoro pela restauração da democracia no Brasil e na campanha das Diretas Já, com a organização do maior comício do Brasil, na Praça da Sé, em São Paulo. Na época, o parlamentar era prefeito de Cambé pelo PMDB e participava ativamente das Diretas. “Fomos vitoriosos. Hoje, o Brasil vive uma democracia por causa da luta de homens e mulheres que, ao lado de governantes sérios como Franco Montoro, lideravam o nosso país”, disse Hauly.

Diversas lideranças políticas de hoje trabalharam com Montoro no passado, como José Serra, Mário Covas e Geraldo Alckmin. O presidente interino Michel Temer foi escolhido por Franco Montoro para secretário de Segurança Pública em seu governo. O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso foi alçado à cena política brasileira por ser o suplente do então senador Franco Montoro, explicou Hauly.

LEGADO MEMORÁVEL
Após deixar o mandato de governador de São Paulo, organizou o Instituto Latino-Americano — ILAM, que deu frutos memoráveis, como a JULAD — Juventude Latino-Americana Democrática, a União Latino-Americana de Mulheres, que foi presidida pela ex-deputada federal, ex-ministra de Planejamento e governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius.

EXPOSIÇÃO
O centenário de Franco Montoro também está sendo comemorado com uma exposição no Memorial da América Latina, em São Paulo. Com entrada gratuita, a exposição, que conta com fotos, depoimentos, jornais e registros audiovisuais, vai até o dia 17 de julho.

Confira o discurso do deputado Luiz Carlos Hauly:

(Da redação com informações do PSDB)

Compartilhe:
14 julho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *