Tucano é titular no colegiado


 Sampaio defende agilidade na instalação da comissão que discutirá as 10 medidas contra a corrupção

sampaioO deputado federal e vice-presidente nacional do PSDB, Carlos Sampaio (SP), foi indicado para compor, como membro titular, a comissão especial da Câmara que vai discutir as 10 medidas contra a corrupção. PT e PSC ainda não haviam indicado seus representantes no colegiado até o início da tarde desta quarta-feira (6/7), o que atrasa o começo dos trabalhos.

Sampaio defende agilidade no início das discussões das propostas e disse que vai cobrar do presidente interino da Casa, Waldir Maranhão, que instale a comissão imediatamente. “O Brasil tem pressa e essas medidas precisam ser aprovadas o quanto antes”, afirma Sampaio.

O parlamentar – ex-líder da bancada tucana e procurador de Justiça licenciado – é autor de vários projetos que vão na mesma linha das 10 medidas, como o que torna a corrupção crime hediondo (projeto de lei 2812/2015) e o que prevê a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos (projeto de lei 2811/2015), além de outras sete propostas, todas derivadas das 10 medidas, inicialmente sugeridas pelos procuradores da Operação Lava Jato.

Junto com outros deputados tucanos, Sampaio vem cobrando rapidez no início da discussão das 10 medidas, apresentadas à Câmara em março deste ano e que contam com mais de 2 milhões de assinaturas de brasileiros que apoiam os projetos.

Conheça as 10 medidas contra a corrupção:

1- Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação;

2- Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos;

3- Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores;

4- Aumento da eficiência e da Justiça dos recursos no processo penal;

5- Celeridade nas ações de improbidade administrativa;

6- Reforma no sistema de prescrição penal;

7- Ajuste nas nulidades penais;

8- Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2;

9- Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado;

10- Recuperação do lucro derivado do crime.

Saiba mais

Carlos Sampaio tem 53 anos, está no quarto mandato de deputado federal e é vice-presidente nacional do PSDB. Foi líder do partido na Câmara por duas vezes (2013 e 2015). É natural de Campinas (SP), onde foi vereador e secretário municipal de Segurança Pública. Também foi deputado estadual. Formado em Direito, é procurador de Justiça licenciado, tendo atuado em várias cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em 2013, foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como o oitavo parlamentar mais importante do Congresso Nacional.

(Da assessoria do deputado, com alterações/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
6 julho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *