Laços duradouros


Em seminário, tucanos destacam força das relações econômicas e culturais entre Brasil e Itália

28030991731_b35f4268e6_z

Presidente da Comissão de Relações Exteriores, o deputado Pedro Vilela (PSDB-AL) destacou a força da colônia italiana presente no Brasil. 

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) e o Grupo Parlamentar Brasil-Itália realizam ao longo desta terça-feira (5) um seminário sobre as relações econômicas e culturais entre os dois países. O evento aborda temas como infraestrutura, cooperação nos setores da defesa e aeroespacial e desenvolvimento do turismo.

Presidente da CREDN, o deputado Pedro Vilela (AL) destacou a boa relação existente entre os países e a grande influência que a Itália tem no Brasil. Ele lembrou que a colônia italiana é muito forte, principalmente em São Paulo e na região Sul. “Nada mais justo e pertinente do que realizarmos o seminário para tratar da relação Brasil-Itália, pois aqui podemos discutir economia, meio ambiente e parcerias no âmbito da cultura. Assunto não nos falta”, exemplificou Vilela.

O tucano ressaltou que o Brasil está em fase de recuperação da grande crise econômica e afirmou que este é um momento de bastante discussão para que se possa saber que rumos tomar. Ele citou o que vem se passando na União Europeia, com a questão das migrações em massa e agora a saída do Reino Unido da UE.

“Aqui podemos refletir sobre tudo isso. Após o seminário vamos buscar manter um vínculo permanente. As portas estarão abertas para tudo que for proposto no sentido de aprimorar, ampliar e intensificar a relação do nosso país com a Itália”, destacou o parlamentar, que participou da primeira rodada de discussão do seminário.

imageSão mais de 30 milhões de brasileiros com origem italiana, a maior comunidade fora daquela país. Num panorama básico das relações econômicas, existem cerca de 1.200 empresas italianas no Brasil, que somam mais de 150 mil empregos.

De acordo com o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), a presença italiana na cultura brasileira é muito forte, como nas tradições e na alimentação. O parlamentar destacou também a força da micro e pequenas empresas e do cooperativismo no país europeu.

Os dois países mantêm importante cooperação também nos setores científico e tecnológico, com base em acordo concluído em 1997. Em 2013, a primeira reunião da Comissão Mista de Ciência e Tecnologia propiciou encontro entre representantes de universidades e agências públicas dedicadas à pesquisa dos dois países.

O evento conta com a participação do novo Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, da Vice-Presidente da Câmara dos Deputados da Itália e integrante da Comissão de Relações Exteriores italiana, deputada Marina Sereni, e de parlamentares italianos em missão oficial ao Brasil.

O Grupo Parlamentar foi criado em 1979 na Câmara dos Deputados. Ao longo da sua história, vários eventos foram promovidos no sentido de buscar o estreitamento das relações culturais, comerciais e políticas Nesta Legislatura, o Grupo conta com a participação de 84 parlamentares de vários partidos políticos e já promoveu quatro reuniões para troca de experiências entre os dois Parlamentos. 

(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 julho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *