Fatos graves


Tucanos pedem à PGR investigação sobre denúncia de achaque na CPI do Carf

Coordenador da bancada do PSDB na CPI do Carf, o deputado Carlos Sampaio (SP) divulgou nota à imprensa nesta quinta-feira (23) na qual anuncia o encaminhamento de uma representação ao Procurador-Geral da República solicitando a imediata instauração de inquérito para apuração da eventual prática do crime de concussão, caracterizado quando um agente público exige vantagem indevida.

A medida tem como base uma afirmação feita pelo 1º vice-presidente da CPI, deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), de que um empresário contou a ele ter sido procurado por parlamentar que, em troca de pagamento de propina, prometia evitar sua convocação pela comissão. “A gravidade dos fatos é inequívoca e exige uma pronta resposta dos meios institucionais competentes”, diz trecho da representação (confira a íntegra). Leia abaixo a nota encaminhada aos jornalistas: 

img201604121217544427409

Carlos Sampaio, Eduardo Cury e Marcus Pestana são os integrantes titulares do PSDB na CPI do Carf. Na suplência, Izalci, Luiz Carlos Hauly e Nilson Leitão.

NOTA À IMPRENSA

“Na data de ontem, a imprensa noticiou a denúncia feita pelo primeiro vice-presidente da CPI do CARF, Deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), na qual o mesmo narra a existência de práticas extorsivas por parte de parlamentares que integram a referida comissão, criada para apurar a prática de crimes envolvendo o Conselho Administrativo de Recursos Federais.

Segundo a denúncia, empresários estariam sendo procurados e achacados para terem seus nomes excluídos do rol de convocados pela citada CPI.

A evidência desse comportamento nefasto e criminoso tem que ser apurada, até mesmo para que a sociedade saiba se, de fato, existem parlamentares transformando esse imprescindível mecanismo de investigação da Câmara em um instrumento para constranger pessoas e exigir vantagem indevida a pretexto de “protegê-las”!

Ademais, é inadmissível que mesmo após as investigações realizadas pela Operação Lava Jato, que estão passando o Brasil a limpo, ainda tenhamos que conviver com criminosos que, travestidos de parlamentares, utilizam de seus cargos para achacarem e enriquecerem.

Por essa razão, na condição de coordenador da bancada do PSDB na referida CPI, em conjunto com os deputados tucanos Marcus Pestana (MG), Nilson Leitão (MT), Izalci (DF), Luiz Carlos Hauly (PR) e Eduardo Cury (SP), que integram essa comissão, protocolei, nesta quinta-feira, 23, representação ao Procurador-Geral da República solicitando a imediata instauração de inquérito para apuração da eventual prática do crime de concussão, caracterizado quando um agente público exige vantagem indevida.

Carlos Sampaio
Deputado Federal”

(foto: Alexssandro Loyola e Antonio Augusto-CD)

Compartilhe:
23 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *