Debate sobre sucessão


Partidos buscam nome capaz de resgatar normalidade na Câmara, diz líder do PSDB

27529881766_aa552ec739_zDiante da possibilidade de vacância na presidência da Câmara, os partidos com representação na Casa se preparam para eventual eleição para um mandato tampão. Após reunião com a bancada, o líder do PSDB na Casa, Antonio Imbassahy (BA), disse nesta terça-feira (21) que participa de conversas com líderes de outros partidos que desejam uma convergência no sentido de encontrar um candidato capaz de restabelecer a normalidade na Casa. “Mas tudo isso a partir da vacância definitiva do cargo”, ponderou o tucano.

Segundo ele, as movimentações ocorrem diante dos acontecimentos dos últimos dias. Presidente eleito para o biênio 2015-2016, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está afastado do cargo e do mandato desde 5 de maio por decisão de Supremo Tribunal Federal. Na semana passada, o Conselho de Ética aprovou, com apoio do PSDB, o pedido de cassação do mandato de Cunha. A expectativa é que o processo seja votado no Plenário em meados de julho. Até lá Cunha pode renunciar à Presidência, exercida interinamente pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA).

Há várias semanas o PSDB vem defendendo a aprovação de uma proposta que declara o cargo de presidente vago, com a posterior convocação de novas eleições. O projeto de resolução foi apresentado pelo PPS, mas depende de mais apoios para que a tramitação ocorra rapidamente. PT e seus aliados ainda não deram suporte político à proposta. 

Nesta terça-feira Cunha convocou uma coletiva de imprensa e negou que vá renunciar. Ele disse que o PT tentou fazer acordo com ele para livrá-lo do processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar em troca da rejeição do pedido de impeachment da presidente Dilma. De acordo com  Cunha, o então ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, chegou a oferecer a ele o controle dos votos do PT no Conselho de Ética.

Confira a declaração do tucano:

(Da redação/foto: Alexssandro Loyola/Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
21 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *