Conscientização
Mariana Carvalho propõe criação da Semana Nacional de Valorização da Vida
Refletir sobre a importância da vida e conscientizar as pessoas de que devem afastar pensamentos suicidas é o que pretende a deputada Mariana Carvalho (RO) ao propor a criação da Semana Nacional de Valorização da Vida. “O suicídio é um grave problema de saúde pública”, explica a deputada.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio. No entanto, o número dos que tentam o suicídio é 20 vezes maior. No Brasil os números são graves: a taxa de suicídio indica 5,3 por 100 mil habitantes. Entre os jovens na faixa etária de 15 e 29 anos, a taxa é de 6,9 por 100 mil habitantes. Entre a população indígena o número é 19 vezes maior que a média nacional.
De acordo com o Projeto de Lei 5560/2016, a semana aconteceria antes do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Nesse período haveria alertas nos veículos de comunicação sobre como diagnosticar possíveis suicidas e debates públicos com especialistas na área. Outra estratégia proposta é a elaboração de cartilhas didáticas e a distribuição em órgãos públicos, capacitando servidores a lidar com pessoas que tenham pensamentos suicidas.
Segundo Mariana Carvalho, o Brasil já possui estratégia de prevenção ao suicídio, a exemplo das diretrizes nacionais do Ministério da Saúde de prevenção do suicídio e da elaboração de manual direcionado aos profissionais das equipes de saúde mental dos serviços de saúde, com ênfase nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Em fevereiro, o Distrito Federal criou a Lei 5611/2016 instituindo a Semana Distrital de Valorização da Vida.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta