Boa notícia
Deputados destacam programa desenvolvido pelo Ministério das Cidades para reforma de moradias
O Ministério das Cidades está preparando um programa para reforma de moradias baseado em experiências bem-sucedidas dos governos tucanos de Goiás e do Pará. Essas iniciativas liberam crédito diretamente para as famílias para reformar ou melhorar as residências, como trocar o telhado e refazer instalações elétricas.
A ideia é atender famílias mais carentes, com renda de até três salários mínimos, que receberiam entre R$ 3 mil e R$ 5 mil para a compra de material de construção. O crédito será concedido ao beneficiário pelo CPF, e poderá ser utilizado em casas de material de construção.
Deputado federal licenciado pelo PSDB-PE, o ministro Bruno Araújo diz que o programa pode atender 1 milhão de famílias. “A nossa ideia é lançar o novo projeto em breve, para começar a valer já em 2017. O detalhamento está sendo discutido com a equipe técnica da pasta”, afirmou.
Em Plenário, os deputados Giuseppe Vecci (GO) e Rodrigo de Castro (MG) destacaram o projeto. “Além do Minha Casa, Minha Vida, ele vai implantar o cheque reforma para atender as pequenas habitações que estão necessitando de reforma”, disse o parlamentar pelo PSDB-GO.
Vecci manifestou sua satisfação em ver o Estado de Goiás, governado pelo tucano Marconi Perillo, servindo como referência para programas exitosos. Da tribuna, Rodrigo de Castro disse que a reforma de residências é um item essencial, especialmente para as comunidades de baixa renda.
Modelo que será usado em âmbito nacional, o Cheque Reforma foi criado em Goiás em 2003. Desde 2011, mais de 141 mil famílias foram beneficiadas no estado em 240 municípios. No Pará, o programa funciona nos 144 municípios, sendo destinado preferencialmente a servidores públicos municipal e cidadãos de baixa renda.
(reportagem: Ana Maria Mejia/foto: divulgação – Governo de Goiás e Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta