Balanço


Em entrevista à Ràdio ONU, Mara Gabrilli cita avanços do Brasil nos direitos de pessoas com deficiência

maraNa avaliação da deputada Mara Gabrilli (SP), o Brasil vem avançando em questões relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência. A tucana participa do encontro dos Estados-parte da Convenção sobre o Direitos das Pessoas com Deficiência, que ocorre na sede da ONU, em Nova York.

OUÇA A ENTREVISTA (À DIREITA NO SITE)

O acordo está completando 10 anos. Em entrevista à Rádio ONU, Mara Gabrilli falou sobre avanços e desafios do Brasil na área. “Hoje temos muitas secretarias municipais de pessoas com deficiência, secretarias estaduais, tem a secretaria nacional, coisa que há 10 anos atrás a gente ainda não tinha. E isso faz com que seja um tema na agenda das cidades. Mas tem outras questões que precisamos muito ainda para avançar. Principalmente no que diz respeito à infraestrutura urbana, ao transporte, à educação e à saúde”.

EMPREGOS

Para a deputada, de 10 anos para cá houve uma grande evolução na área de empregabilidade da pessoa com deficiência, embora ainda haja mais a avançar. Ela afirmou que, pela lei de cotas, ainda há 1 milhão de vagas remanescentes.

Gabrilli falou também sobre a importância da Convenção para a lei brasileira de inclusão. “A construção da lei brasileira de inclusão foi uma construção coletiva porque ela ficou em consulta pública, então, foi escrita pela sociedade. Isso dá uma chancela e uma legitimidade para a lei muito grande. Acho que é uma grande conquista e a gente deve muito à Convenção da ONU de 10 anos atrás porque a lei brasileira de inclusão é praticamente uma regulamentação da Convenção e agora em vigor no Brasil.”

Nesta quinta-feira, a deputada participa de um evento paralelo ao encontro na sede da ONU sobre os Jogos Paralímpicos como um motor para desenvolvimento sustentável inclusivo.

(Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York/Foto: Rádio ONU)

Compartilhe:
16 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *