Seja um doador!


No Dia Mundial do Doador de Sangue, deputados incentivam um gesto que salva vidas 

Como forma de chamar a atenção sobre a campanha, em São Paulo vários monumentos estão iluminados de vermelho durante todo o mês de junho. É o caso do Viaduto do Chá, no centro da cidade.

Como forma de chamar a atenção sobre a campanha, em São Paulo vários monumentos estão iluminados de vermelho durante todo o mês de junho. É o caso do Viaduto do Chá, no centro da cidade.

Nesta terça-feira (14), quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, deputados do PSDB chamaram a atenção para a importância desse gesto. Para incentivar esse ato que salva vidas, foi criada a campanha “Junho Vermelho”, organizada pelo Movimento “Eu Dou Sangue pelo Brasil”.

Os tucanos alertaram que, no Brasil, os doadores correspondem a apenas 1,9% da população, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 3% a 5% dos habitantes de um país sejam doadores. Em 2015, a campanha conseguiu evitar essa queda no período dos meses de junho, julho e agosto e ainda gerou um aumento no volume de doações em torno 30%, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Em comemoração à data, o deputado Nilson Leitão (MT) postou em seu Twitter um incentivo à doação de sangue. “Sangue não tem substituto. Uma única doação pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude de cidadania e amor”, disse. Pela mesma rede social, a deputada Shéridan (RR) disse que doar sangue é um gesto de amor. “Você pode ajudar. Procure um hemocentro mais próximo. Doe sangue e salve vidas!”.

“Que a terça-feira seja mais que positiva para todos nós. Multiplique vidas e esperança. Doe sangue e alimente a alma e o coração”, disse a deputada Geovania de Sá (SC). Quem também alertou para a data pelas redes sociais foi o deputado Fábio Sousa (GO). “14 de Junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Quem doa sangue, doa vida”.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) destacou os dados da OMS e reforçou a necessidade das pessoas se conscientizarem para doação. “Doar sangue está ligado com a fraternidade, ser fraterno é ser irmão. Precisamos ter fraternidade estabelecida também na doação de sangue. Vamos todos dar sangue para doar vidas”, convidou.

sangueO deputado Eduardo Cury (SP), por sua vez, falou sobre a importância do gesto e também destacou um projeto de sua autoria que trata do incentivo à doação de medula óssea.  “Vamos aproveitar o dia de hoje para nos conscientizar. É importante que todos ajudem para que o Brasil possa ter o maior numero de doadores possíveis”.

Por sua vez, o deputado Duarte Nogueira (SP) falou da importância de ser doador e também como a iniciativa contribui para o aumento da doação. “Ano passado a campanha foi além e consegui aumentar em 30% as doações. Um pequeno gesto pode salvar muitas vidas. Doe sangue”.

Em São Paulo, monumentos ganharam uma iluminação especial para a campanha. Entre eles o Viaduto do Chá, Biblioteca Mario de Andrade, Ponte das Bandeiras e Monumento às Bandeiras.

Confira abaixo mensagem do deputado Hauly:

(Reportagem: Elayne Ferraz/foto: divulgação – Prefeitura de SP)

Compartilhe:
14 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *