Setor fundamental


Nilson Leitão participa de eventos do agronegócio no Norte de Mato Grosso

nilsonO vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Nilson Leitão (MT), participou na tarde de quinta-feira (09) da IV CONAC – Conferência Nacional do Feijão-Caupi, no Centro de Eventos Ari José Riedi, na cidade de Sorriso (MT), conhecida como “Capital Nacional do Agronegócio”. Leitão acompanhou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e o secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller.

A CONAC é um evento realizado pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura e tem por objetivo discutir a cultura do feijão-caupi, estimular a interação entre os diversos públicos interessados nesta cultura e promover a atualização das inovações de mercado, pesquisa e as tecnologias direcionadas a esta cultivar.

A edição 2016, que começou na última terça-feira (07) e acaba nesta sexta-feira, teve como tema central “Avanços e Desafios Tecnológicos e de Mercados”. A discussão girou em torno de três eixos: científico, técnico e comercial. Durante o evento também foi feito o lançamento da BRS Imponente, uma cultivar de feijão-caupi atrativa, especialmente, para o mercado exportador. Os organizadores também promoveram um Dia de Campo sobre “Tecnologias para Plantio, Manejo e Colheita da Cultura do Feijão-caupi”, onde o trabalho da Embrapa foi para esta espécie de feijão, foi destaque.

O feijão-caupi, também conhecido como feijão-de-corda ou feijão-macassar, tem origem africana e foi introduzido no Brasil na metade do século XVI, pelo estado da Bahia. A espécie vem ganhando força na produção brasileira de grãos. Nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ao longo dos últimos cinco anos, pelo menos dois milhões de toneladas vêm sendo plantados com essa cultura, cujos negócios somam quase R$ 1 bilhão com potencial alimentar de aproximadamente 30 milhões de pessoas.

As cultivares BRS Guariba e BRS Tumucumaque, desenvolvidas pela Embrapa, respondem hoje por 80% das exportações de feijão para o Oriente Médio, Ásia e a Europa. Rico em proteínas, ferro, zinco e fibras, o feijão-caupi é a base alimentar da população do Nordeste brasileiro, principalmente do semiárido. É reconhecidamente um alimento funcional, que age agente redutor do LDL, o mau colesterol.

Nilson Leitão, que é relator da Lei de Cultivares na Câmara, conversou com alguns produtores presentes no evento, explicando as mudanças que devem acontecer a partir da aprovação do novo texto.

nilson 2Exponop – À noite, em Sinop, Nilson Leitão acompanhou o governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, durante visita ao Parque de Exposições da Acrinorte, onde acontece a 32ª Exponop. As autoridades visitaram os estandes da Embrapa, Escola Técnica, Sindicato das Indústrias Madeireiras e a base operacional das policias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.

(da assessoria do deputado)

Compartilhe:
10 junho, 2016 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Setor fundamental”

  1. Gostaria de sugerir temas e ações que deveriam ser discutidas pelo PSDB:

    Seguem alguns abaixo:

    -Estimulo a criação de novas tradings companies com foco na exportação.

    – Estudos para criação de incentivos para a criação de “Consórcios de exportação”, setoriais e por cidades, em todo o Brasil.

    – Incremento de comissões mistas, especialmente com países africanos.

    – Estudo para recriação de uma empresa estatal de navegação, e de uma trading estatal, nos moldes da Interbrás.

    – Criação de um “Brazilian Eximbank”

    – Apoio a missões empresariais para países com os quais temos déficit e possuem grande mercado, como a Nigéria.

    – Uma ativa participação do Brasil em feiras na África e Eurasia e uma nova estratégia com a África, a partir do Togo e com a Eurasia, através do Casaquistão.

    – Apoio a missões empresariais para países com os quais temos déficit e possuem grande mercado, como a Nigéria.( usd 57 bi nos últimos dez anos)

    – Apoio as faculdades de comércio exterior,relações internacionais e aos seus estudantes.

    – Apoio as Entidades que “verdadeiramente” apoiam o comércio exterior como a FCCE do Rio de janeiro, da qual faço parte ( http://www.fcce.org.br )

    – Estimular a ABDI, para atuar no comércio exterior e captação de investimentos externos.

    Estou á disposição no tel: 21 9 74690519

    SDS

    Roberto Nóbrega
    Vice presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior do Rio de janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *