Marinha do Brasil


Em sessão solene, tucanos prestam homenagem aos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo

27283901020_309fd9faee_zNesta quinta-feira (9), a pedido da deputada Geovania de Sá (SC), a Câmara realizou sessão solene em comemoração ao aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, a data magna da Marinha do Brasil. Durante a cerimônia, deputados do PSDB defenderam mais atenção e recursos para as Forças Armadas do Brasil.

Para Geovania, que presidiu a sessão, a Batalha Naval do Riachuelo foi uma das passagens mais importantes da história do Brasil. “Ao relembrarmos os fatos inseridos no contexto daquele confronto, temos a oportunidade não só de exaltarmos os feitos daqueles homens corajosos que lutaram pela pátria, mas também de procurar um link daquele acontecimento com os dias de hoje”.

Sob o comando do Almirante Francisco Manoel Barroso, a batalha é considerada pelos historiadores como decisiva na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

A importância da vitória nesta Batalha é que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias das operações de guerra, e desencorajou possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios à causa paraguaia.

A parlamentar relata que, se naquela época houvesse meios adequados para a batalha, possivelmente o Brasil teria contribuído de forma mais eficaz para fazer com que a via diplomática fosse o caminho escolhido pelo oponente, evitando o início das hostilidades.

“É por isso que após 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo, a Marinha do Brasil se espelha nos fatos do passado e evolui para ser uma força moderna e capaz de garantir os interesses nacionais no mar. Expresso o meu reconhecimento a todos os militares e servidores civis que fazem parte da Marinha do Brasil pelo profissionalismo e competência”, disse.

A deputada destacou viagem feita, por meio da Marinha, para a Antártica. “Foi algo que jamais esquecerei, ficará na minha memória para sempre”, agradeceu a tucana.

O deputado Izalci (DF) destacou a importância da data. “Passamos neste momento por uma crise sem precedentes, mas havemos de superá-la, pois constitui fator de orgulho o passado oferecido pela nossa história, como exemplo para solucionar os problemas que tanto nos afligem. A Batalha Naval de Riachuelo foi o marco na história da Marinha do Brasil, por isso tornou-se data marco dessa nossa força”, disse Izalci.

Para o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), as Forças Armadas Brasileiras têm um papel fundamental de manter estabilidade e defender o país nesse atual momento da política brasileira. “Precisamos muito da Marinha e das Forças Armadas nesse momento de transição mais grave e difícil da história brasileira. Não vi em nenhum momento da nossa história, uma crise política e econômica sem precedentes”, afirmou o tucano.

 Reportagem: Elayne Ferraz

Compartilhe:
9 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *