Homenagem à Marinha
A pedido de Geovania, Câmara promove sessão solene amanhã para lembrar batalha naval do Riachuelo
Está marcada para as 9h desta quinta-feira (8) sessão solene em comemoração ao 151º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil. O evento será realizado a pedido da tucana Geovania de Sá (SC) e do deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG)
“A Batalha Naval do Riachuelo é considerada um dos maiores triunfos da História das Forças Armadas do Brasil. A sua deflagração tem a ver com a Guerra do Paraguai, onde o Brasil juntava forças com a Argentina e o Uruguai”, destaca a tucana.
O conflito, ocorrido entre 1864 e 1870, foi resultado de uma série de disputas políticas envolvendo as nações que trafegavam na região do rio da Prata. O início da guerra só tomou forma mediante o ambicioso projeto expansionista do governo paraguaio.
O conflito naval acontecido no Rio Riachuelo foi considerado de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias. Na época, os navios da força brasileira não tinham instalações apropriadas para a navegação fluvial, o que ameaçava a perda de uma embarcação devido ao encalhamento. Além disso, as embarcações eram feitas todas de madeira, o que oferecia grande risco frente a qualquer artilharia terrestre.
Durante os preparativos para a Batalha do Riachuelo, coube ao futuro marquês de Tamandaré a tarefa de comandar o poderio bélico naval brasileiro. De acordo com a estratégia estabelecida, as embarcações do Brasil iriam realizar o bloqueio dos rios Paraguai e Paraná. As forças navais foram divididas em três grupos, um primeiro fazendo a retaguarda no Rio da Prata, e os outros dois diretamente responsáveis pelo bloqueio.
“Pela importância histórica da Batalha do Riachuelo e o papel desempenhado pela Marinha do Brasil, que seja na guerra ou em tempos de paz está sempre a serviço do Brasil e do povo brasileiro, solicito a realização dessa sessão solene”, diz a tucana.
(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta