Pós-Dilma


Hauly defende grande pacto nacional para recolocar o país no rumo do crescimento

Em grande expediente nesta terça-feira (7), o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) chamou atenção para o momento de reconstrução nacional com o governo do presidente interino Michel Temer para tirar o Brasil da grave crise que empobrece a população.  Como destacou o tucano, Temer assumiu o país em profunda recessão, com desemprego e inflação crescentes, além das contas públicas arrasadas.

“A maioria das empresas trabalha com quadro reduzido de funcionário, atolada em dívidas, enquanto o país encolhera 6,5% no biênio 2015/2016, pressionando a inadimplência, o endividamento e o desemprego. É o pior resultado desde 1931”, alertou o tucano. “O retrato é o pior possível, mas temos que olhar para frente com otimismo”, destacou.

Para recolocar o país nos trilhos, Hauly conclama a sociedade para um pacto nacional de governabilidade que permita ao país voltar a encontrar o caminho do desenvolvimento sustentável. Para solucionar os graves problemas, o deputado apresentou ao novo governo 15 pontos essenciais que precisam ser implementados em curto prazo.

Entre as medidas, Hauly sugere um pacto nacional pelas reformas, envolvendo todos os segmentos da sociedade. Segundo ele, reformas estruturantes ajudarão o país a crescer por meio do aumento da capacidade de investimento, sem a necessidade de aumento de impostos. “Para tanto, será preciso definir novas competências tributárias, mecanismos de partilha das receitas e competências, bem como redesenhar o papel do Estado na sociedade”, explicou.

O deputado explicou que também é urgente a definição de um novo pacto federativo entre União, estados e municípios.  A intenção é melhorar a distribuição de riquezas e a divisão dos encargos para educação, saúde e segurança. “Evitando o eterno ‘pires na mão’ de estados e municípios”, completou o tucano.

Na avaliação de Hauly, a reforma fiscal deve ser austera e incluir a redução do número de ministérios e dos cargos em comissão. Os serviços públicos precisam ser desburocratizados, com o objetivo de prestar um atendimento mais eficiente. Para ele, a ênfase na transparência das contas públicas deve ser total. Além disso, o parlamentar considera a reforma tributária como a mais importante de todas.

O tucano propõe ainda a criação do Banco de Preços como ferramenta de auxílio na pesquisa e acompanhamento de preços praticados no mercado com base na nota fiscal eletrônica. 

“Não haverá futuro e esperança se não houver uma reforma educacional”, destacou Hauly, que também defendeu a sustentabilidade e a reforma social com a manutenção de programas sociais, aliados à geração de empregos. O tucano destacou ainda que, entre as reformas necessárias, estão a Política, a da Previdência e do Sistema Financeiro.

 (Da Redação/ Foto: Luis Macedo – CD)

Compartilhe:
7 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *