"Verdadeiro desastre"
Queda do PIB: “Mais um resultado da política econômica equivocada dos governos do PT”, diz Daniel Coelho
De janeiro a março de 2016, o Produto Interno Brasileiro (PIB) sofreu uma queda de 0,3% frente ao quarto trimestre do ano passado. Em comparação com o primeiro trimestre de 2015, o recuo foi ainda maior: 5,4%. Segundo dados do IBGE, essa é a oitava queda consecutiva do PIB do Brasil, uma herança da gestão da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Para o 1º vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Daniel Coelho (PE), a retração do PIB é sinal de que “o comércio está vendendo menos, a indústria produzindo menos e, portanto, menos riquezas sendo geradas no país”.
Essa cadeia negativa tem reflexo direto na vida da população, enfatiza o tucano, porque é sinal de aumento do desemprego e, para o governo, menos recursos para investimentos. “É um verdadeiro desastre. Essa diminuição que a gente tem hoje é resultado de uma política econômica equivocada dos governos do PT, que se iniciou em 2008, quando, numa tentativa de vencer uma crise econômica naquele período, o governo começou a gastar mais do que arrecadava, a desequilibrar suas contas públicas e, a partir daí, mexeu com a credibilidade do país”, explicou o parlamentar.
Daniel Coelho acredita que não será fácil a reversão dessa tendência de queda do PIB, diante de um quadro de dois anos consecutivos de recessão econômica. “A reversão desse quadro é de médio e longo prazos. Por isso são necessárias as medidas que estão tomadas aqui na Câmara, com a votação do novo cálculo da meta fiscal, para que o país tenha as condições de buscar novos investimentos e sair da crise econômica na qual o país está colocado em decorrência de 13 anos do PT”, concluiu.
(Do PSDB-PE, com alterações/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta