Saúde pública


Geraldo Resende aprova três propostas em benefício da saúde na Comissão de Seguridade

26113049826_b8b24974a6_zO deputado Geraldo Resende (MS) teve três propostas aprovadas nesta quarta-feira (1º) pela Comissão de Seguridade Social e Família. A primeira delas solicitava a realização de audiência pública para debater a situação da saúde indígena no Brasil. O tucano explica que a saúde dos povos indígenas é pouco conhecida devido à ausência de censos e investigações. Outro problema é a precariedade dos sistemas de informações sobre mortalidade.

Estima-se que o total da população indígena do país esteja em torno de 896,9 mil, destaca Resende. “Essa diversidade consiste em uma das maiores riquezas do país, bem como também representa um grande desafio para a elaboração e implementação de políticas públicas específicas e diferenciadas”, completou.

Em outro requerimento ligado à saúde, o tucano solicita audiência para debater a oncologia e o plano de expansão da Radioterapia no SUS. O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil, atrás apenas de doenças cardiovasculares. O Instituto Nacional do Câncer (INCA), em seu último levantamento, em 2014, estimou 576.580 novos casos de câncer, sendo 302.305 em homens e 274.230 em mulheres. O impacto provocado pelo câncer justifica a inclusão da doença na agenda das políticas de Estado, justifica Resende.

A terceira matéria de autoria do deputado aprovada pela comissão é a Proposta de Fiscalização e Controle 57 de 2015, para que o colegiado realize, com auxílio do Tribunal de Contas da União, auditoria e fiscalização nos recursos federais destinados ao Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O Conselho Municipal de Saúde apontou falhas no serviço público e descaso com a verba pública.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
1 junho, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *