Defesa da suinocultura


Nilson Leitão participa de audiência com novo ministro da Agricultura

nlO deputado Nilson Leitão (MT), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, participou nessa terça-feira (17) de audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O encontro promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Frente Parlamentar da Suinocultura – da qual também é membro, serviu para apresentar ao novo ministro uma pauta de medidas de apoio ao setor.

Os suinocultores pedem isenção pelo prazo de um ano do PIS/COFINS (11,75%) para a importação de milho. A taxação incide inclusive para a compra do grão de países que fazem parte do bloco do Mercosul. Outra reivindicação diz respeito à prorrogação do pagamento de custeio pecuniário com vencimento em 2016, uma vez que os criadores estão sem capital de giro em virtude do alto custo de produção.

O aumento do limite de venda de milho no balcão, atualmente em 6 mil quilos, é uma reivindicação que já foi feita à Secretaria de Política Agrícola do ministério e que ainda não foi concluída. Por esta razão, os criadores reforçaram o pedido de atenção ao ministro Blairo Maggi. O ideal, segundo a associação dos criadores, é que o limite seja de 27 mil quilos por mês, o que ajudaria inclusive na redução de gastos com o frete.

O documento pede ainda a criação de uma linha de crédito específica para retenção de matrizes suínas no Plano Agrícola e Pecuniário e novo prazo para o cumprimento da Resolução 4.119, de 2 de agosto de 2012, que trata da renegociação de operações de crédito rural de custeio e investimentos que foram contratados por suinocultores não integrados. Neste último caso, pedem que as parcelas anuais que vencem em 2016 sejam prorrogadas para 2018.

Para Nilson Leitão, o cenário econômico instável trouxe reflexos sobre o setor. “As demandas apresentadas buscam dar um novo fôlego aos criadores de suínos de forma que possam se recuperar dos estragos causados pela conjuntura econômica de altos e baixos, sobretudo no custo da produção de insumos”, salientou o parlamentar.

Participaram do encontro o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, o diretor executivo, Nilo de Sá, e membros da Frente Parlamentar da Suinocultura, entre eles o deputado federal Covatti Filho (PP-RS), que presidente o grupo.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
18 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *