Prestígio
Lobbe participa da posse de Gilmar Mendes na presidência do TSE
O deputado Lobbe Neto (SP) participou na noite desta quinta-feira (12) da solenidade de posse dos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux, como presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A sessão aconteceu no plenário do Tribunal, em Brasília. O cargo foi transmitido pelo agora ex-presidente do colegiado, ministro Dias Toffoli. Lobbe relata que os ministros foram eleitos no início de maio pelo Plenário da Corte Eleitoral e permanecerão nos cargos até fevereiro de 2018, quando se encerra o segundo biênio de Gilmar Mendes como ministro efetivo do TSE.
“O Gilmar Mendes foi nosso amigo de colégio no Diocesano La Salle, em São Carlos. Fizemos questão de vir dar um abraço e parabenizá-lo, não só por esta posse, como também pelo trabalho que o ministro tem realizado no TSE e no Supremo Tribunal Federal [STF]”, destacou o deputado tucano.
Esta é a segunda vez que o ministro Gilmar Mendes preside o TSE. A primeira gestão ocorreu de 21 de fevereiro a 04 de maio de 2006.
O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três originários do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representantes da classe dos juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade.
Cada ministro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos. A rotatividade dos juízes no âmbito da Justiça Eleitoral objetiva manter o caráter apolítico dos tribunais, de modo a garantir a isonomia nas eleições. O TSE é sempre presidido por um ministro oriundo do STF.
MINISTROS DE TEMER
Na tarde de quinta, o deputado Lobbe também participou, no Palácio do Planalto, da solenidade de posse dos ministros do governo Michel Temer.
Na oportunidade, o parlamentar parabenizou e colocou seu mandato à disposição de todos os ministros de Temer, entre eles, dos tucanos Bruno Araújo (Cidades); Alexandre Moraes (Justiça e Cidadania) e José Serra (Relações Exteriores).
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta