Causa nobre


A pedido de Elizeu Dionizio, Câmara cria subcomissão de enfrentamento ao desaparecimento de pessoas

Elizeu DionizioA Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade no dia 11 a criação da Subcomissão Permanente de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas. O Requerimento 16/2016 para a abertura do colegiado foi apresentado pelo deputado Elizeu Dionizio (MS).

O parlamentar enfatizou que no Brasil desaparecem, em média, 250 mil pessoas por ano. “O desaparecimento de pessoas no Brasil aponta, claramente, para um verdadeiro problema social, no qual diversas famílias sofrem com o sumiço do seu ente querido”, destacou o parlamentar. O tucano enfatiza que “a ausência de estrutura do poder público para o atendimento adequado as famílias dos desaparecidos, bem como a falta do fortalecimento de ações integradas na esfera federal, fazem com que estas ocorrências sejam tratadas como “questões pequenas”.

Outra preocupação do parlamentar é com a falta de notificação, “já que não há registro oficial de todas as ocorrências”. A proposta da subcomissão é analisar este problema, organizar informações e propor ideias que possam ajudar as famílias a encontrarem seus parentes. “Vamos concentrar nosso trabalho em definir estratégias que possam facilitar a localização das pessoas desaparecidas. Para tanto, vamos buscar informações mais precisas e com estes dados em mãos e, após ouvir a sociedade, vamos propor sistemas e ações que ajudem na efetiva notificação e, consequentemente, contribuir para que os desaparecidos sejam encontrados no menor tempo possível”, enfatizou Elizeu Dionizio.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
13 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *