Seminário


A pedido de tucano, Comissão de Educação debaterá Base Nacional Comum Curricular

19304507256_6b7f591738_kA Comissão de Educação aprovou nesta semana requerimento do deputado Rogério Marinho (RN) que requer a realização de debate com órgãos competentes e especialistas para discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por decisão do colegiado, a audiência pública será transformada em seminário.

O tucano explica que durante quatro anos o Plano Nacional de Educação (PNE) foi discutido no Congresso e estabeleceu metas e diretrizes para o próximo decênio da educação brasileira. Ele ressalta que neste segundo ano de implantação do PNE, no contexto das metas, estratégias e prazos, coloca-se a relevância da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino básico.

 “É relevante a realização de audiências públicas com órgãos competentes e especialistas para entendermos que conteúdos e habilidades devem ser aprendidos na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio por disciplina e levando em conta o processo de desenvolvimento humano”, justificou o tucano.

O parlamentar explica que, pela base, deverão ser determinados os conhecimentos e as habilidades que cada estudante deverá aprender no decorrer de toda a educação básica. Para ele, os estudantes brasileiros saem da educação básica sem as habilidades relacionadas à leitura, à escrita e ao raciocínio matemático, prejudicando também a aprendizagem das ciências humanas ou ciências da natureza.

“A importância deste processo é evidente. Está se definindo uma base de longo prazo e que exprime objetivos nacionais sobre o que ensinar às crianças, e aos jovens do país”, ressaltou.

Em seus requerimentos, o deputado pede a presença de especialistas e autoridades na área de educação, como Aloizio Mercadante, Ministro de Estado da Educação; Gilberto Gonçalves Garcia, presidente do Conselho Nacional de Educação; João Batista Araújo e Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto; Maria Helena Guimarães de Castro, especialista em educação; e Ilona Becskehazy, também especialista.

Confira abaixo a lista de convidados:

Luis Carlos Faria, da Universidade de Londrina

Fernando Cesar Capovila, Especialista USP

Telma Weiz, Especialista da USP

Marco Antonio Villa, historiador;

Demétrio Magnoli , geógrafo

Ronaldo Vainfas , historiador

Bráulio Tarcísio Porto de Matos, Professor da UnB

Miguel Nagib,do Movimento Escola Sem Partido

Eduardo Deschamps, presidente do Consed

Alessio Costa Lima, presidente Undime

Binho Marque, Secretário de Articulação dos Sistemas de Ensino

José Renato Nalini, Secretário de Estado de Educação de São Paulo

Julio Gregório Filho , Secretário de Educação do Distrito Federal

(Reportagem: Elayne Cristina/foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
6 maio, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *