Limitação inaceitável
Betinho defende que ‘novos fatos’ contra Eduardo Cunha sejam analisados pelo Conselho de Ética
Durante oitiva do lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, nessa terça-feira (26) no Conselho de Ética da Câmara, o deputado Betinho Gomes (PE) defendeu que “fatos novos” relacionados ao processo de cassação contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) integrem o relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO).
A defesa de Cunha e de seus aliados tentam limitar a atuação da relatoria à acusação de que ele mentiu ao Conselho ao dizer que não possuía contas no exterior, quando foram descobertas quatro contas na Suíça ligadas ao presidente da Câmara.
“Surgindo fatos novos, nada impede o relator de agregar temas que o ajudem a formar opinião para seu parecer. Em nada fere o processo que estamos debatendo aqui. Contestar a afirmação de que não se pode trazer novas informações para este processo”, sustentou o parlamentar que é integrante do Conselho de Ética da Câmara.
Em depoimento ao colegiado, nesta terça (26), o lobista Fernando Baiano afirmou que esteve com Eduardo Cunha por “mais de dez vezes” e solicitou sua interferência na cobrança de R$ 4 milhões, dívida de propina devida pelo lobista Julio Camargo.
Betinho Gomes acrescentou que, na hipótese de o parecer agregar novas provas, Eduardo Cunha teria o direito de se manifestar novamente por meio da defesa.
“Não é razoável e contraria o princípio da economia processual que outro procedimento (pedido de cassação) seja instaurado para que esses fatos novos sejam apurados. Nossa argumentação é plenamente cabível e tem lastro jurídico”, acrescentou o deputado pernambucano.
(Do PSDB-PE/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta