Profissional importante


A pedido de Izalci, Câmara realiza sessão solene em homenagem aos contabilistas

ssolene

A pedido do deputado Izalci (DF), a Câmara realizou, nesta segunda-feira (25), sessão solene em homenagem aos contabilistas. A data foi instituída por João Lyra, senador e patrono dos contabilistas, em 1926. “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”, disse Lyra à época. 

O parlamentar do PSDB destacou, em seu discurso, os números da crise que o Brasil enfrenta atualmente. “Nas últimas semanas tivemos o fechamento de várias indústrias no Brasil. Foram quase cinco mil fábricas fechadas. As lojas de shopping estão fechando, as de ruas também fecham e demitem. Nunca tivemos uma crise desse tamanho e tão devastadora”, apontou o deputado.

Para o parlamentar, toda essa crise começou pelas mentiras e enganação do atual governo com a chamada contabilidade criativa. Ele ressaltou que o governo Dilma decretou sigilo sobre o tamanho exato da dívida do Brasil. E lembrou que as pedaladas fiscais significa esconder a verdade e enganar a população. “Crime não é só matar e roubar. Mas, principalmente, aquele que rouba o país, tirando a vida quando a saúde pública não funciona, quando a droga entra na sua casa, quando não existe segurança pública. Mata a vida diária e a esperança no futuro. Mentiram e iludiram para que depois tivéssemos que pagar essa conta amarga”, reprovou.

HOMENAGEM

O deputado Izalci foi homenageado durante a sessão solene. O tucano recebeu das mãos de membros de sua família uma medalha denominada de Medalha Mérito Contábil Professor Luís Enéas Costa.

Estiveram presentes na homenagem diversos membros importantes da contabilidade brasileira, como Marcelo José Moreira, presidente do Sindicato dos Contabilistas do DF. “A ciência contábil indiscutivelmente se transforma em força propulsora para o mundo empresarial e político. Lamentavelmente o descaso sofrido nos últimos tempos, principalmente pela não substituição dos números de auditores, tem facilitado os desmandos administrativos que tanto tem abalado a nossa economia. Os fatos são tristes demais. Nesses próximos anos esperamos uma presença mais ativa da contabilidade no Brasil a fim de que tenhamos finalmente transparência e verdade”, defendeu da tribuna.

O presidente do Conselho Regional De Contabilidade do DF, Adriano de Andrade Marrocos, afirmou que a classe contábil tem muito ainda para colaborar. “Falta nos reconhecimento e uma carreira. Estamos retomando o Projeto de Lei que propõe a restruturação e o fortalecimento dos sistemas de contabilidade e a criação da Secretaria Federal de Contabilidade e da carreira de contadoria de estado”, declarou.

Para Fredsson Ferreira Gomes, vice- presidente da Associação Nacional dos Contabilistas do Poder Executivo Federal-Anaconta, o silêncio dos órgãos de controle afronta os princípios e fundamentos da ciência contábil. Conforme destacou, o contabilista gera informações sólidas.

Além de Izalci, o evento foi realizado a pedido do deputado Hildo Rocha (PMDB-MA).

(Reportagem: Elayne Ferraz/ foto: Antonio Augusto – Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
25 abril, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *