Afastamento
Plenário do Senado elege integrantes da comissão especial que analisará impeachment de Dilma
O plenário do Senado elegeu nesta segunda-feira (25) a chapa composta pelos 21 senadores titulares e 21 suplentes que vão integrar a comissão especial do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Segundo o senador Raimundo Lira (PMDB-PB), indicado para presidir o colegiado, a instalação será nesta terça (26), às 10h, com a eleição de presidente e relator. Segundo ele, o parecer pela instauração ou não do processo de impeachment deve ser votado na comissão no dia 9 de maio.
Os integrantes indicados pelos PSDB são os senadores Aloysio Nunes Ferreira (SP), Antonio Anastasia (MG) e Cássio Cunha Lima (PB).
Durante a sessão, senadores ligados ao governo tentaram questionar a indicação do senador Anastasia para a relatoria. As reclamações foram prontamente rebatidas por tucanos, que defenderam a participação de Anastasia.
A comissão do impeachment terá dez dias para votar um parecer sobre a admissibilidade do processo, que será enviado para votação no Plenário. Segundo o presidente do Senado, a definição se os prazos contarão por dias corridos ou por sessões também compete ao colegiado. Se a admissibilidade for aprovada, por maioria simples no Plenário, o processo de impeachment será instalado e a presidente afastada por 180 dias.
(Da redação/ Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta