Espiral de insucessos


Sentimento de exaustão perante a gestão petista atinge todos os setores, lamenta Abi-Ackel

26381584841_ebf68acf64_kPara o deputado Paulo Abi-Ackel (MG), os erros cometidos pela presidente Dilma se no primeiro mandato já anunciavam com clareza o desastre que viria a partir de 2015. Em discurso no tempo destinado ao PSDB durante o primeiro dia de análise do pedido de impeachment, o tucano afirmou que o país vive uma espiral de insucessos na administração pública, na política e na imagem internacional.

Todos os setores vivem o sentimento de exaustão, acrescenta o parlamentar, porque se esgotaram as reservas de tolerância com a atual gestão. Os estados estão falidos, a saúde pública está em crise, os municípios não conseguem bancar a folha de pagamento, as rodovias estão abandonadas e a fila de desempregados só aumenta.

Sem disposição para o diálogo, Dilma paralisou o governo. “Mesmo diante da crescente oposição popular ao seu governo, a presidente Dilma Rousseff continuou indiferente às aspirações e ideias que pulsam no povo e no Congresso, tomados todos pelas mais graves preocupações com os destinos do país”, disse Abi-Ackel.

O tucano ressalta que a atual situação econômica é comparada por historiadores com a crise iniciada em 1929, após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Naquela época, o Brasil sofreu as consequências de fenômenos internacionais. O que se vê hoje em dia, continua o deputado, é a soma de erros recorrentes e de orientação governamental desastrosa.

“O governo não foi combatido por causas exógenas. Destruiu-se por dentro, foi-se dissolvendo por si mesmo, à custa da distribuição de favores fiscais e financeiro, da gastança ilimitada, do desprezo pela competência e pelo baixo profissionalismo”, declarou. Além do desgoverno, houve a prática de “ginásticas contábeis” com a intenção de enganar o Tribunal de Contas da União.

Abi-Ackel acredita que os brasileiros esperam do Congresso Nacional uma luz que restaure as esperanças no futuro. “Não se pode mais esperar que o governo da presidente Dilma tenha condições de conquistar o vigor, a clarividência, a autoridade moral a consciência política, a sabedoria, em suma, para reinventar-se como governo que a nação necessita para reencontrar o caminho do desenvolvimento econômico e social.”, completou.

A sessão desta sexta-feira (15) será dedicada aos discursos de representantes dos partidos. No sábado, é a vez das inscrições individuais. A votação está marcada para domingo (17), a partir das 14h.

(Da redação / Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 abril, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *