Bancos oficiais
Oposição quer que governo informe valor exato da dívida da União com BB e Caixa
O líder da Oposição, deputado Miguel Haddad (SP), e o seu colega, Otavio Leite (RJ), ambos do PSDB, apresentaram requerimento para que o ministro Nelson Barbosa (Fazenda) informe o valor exato da dívida da União com a Caixa Econômica e o Banco do Brasil pela administração de fundos e programas sociais. Também foi pedido que o ministro Luiz Navarro, da Controladoria-Geral da União (CGU), informe como andam esse tipo de repasse para a Caixa. Os deputados alertam que o governo Dilma resiste em divulgar o montante desses débitos.
“Os balanços da Caixa e do BB não demostram de forma clara o valor que têm a receber do governo. Em julho de 2015, por exemplo, a dívida da União com os dois bancos em relação a alguns programas superou R$1bilhão”, justificam Miguel Haddad e Otavio Leite no pedido de informações. Segundo os tucanos, ao adiar o pagamento das obrigações da União com as duas entidades financeiras, Dilma comente mais uma pedalada fiscal, um dos motivos que levaram ao seu pedido de impeachment.
Os deputados criticam ainda o fato de que apesar de parecer da CGU advertir que a negativa das informações solicitadas contraria o “Principio da Publicidade”, já que os contratantes são pessoas políticas (a União, os estados e municípios), a presidência da República mantem o sigilo.
Em um terceiro requerimento, Miguel Haddad e Otavio Leite pedem ainda a convocação do ministro Nelson Barbosa à Câmara para, em Comissão Geral, prestar esclarecimentos sobre a dívida da União com a Caixa Econômica Federal, em razão dos contratos de execução dos programas sociais do governo federal, bem como da administração de fundos.
(Da assessoria da Liderança da Oposição/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta