Pontapé inicial


CPI da Fifa/CBF aprova roteiro de trabalho e tucanos defendem mais transparência no futebol

26166119632_c4839976f4_k

Objetivo do colegiado é investigar acusações de corrupção contra as duas entidades e seus dirigentes.

Com apoio dos deputados do PSDB, a CPI da Fifa e CBF aprovou nesta terça-feira (5) o acordo de procedimentos e o plano de trabalho que vão nortear as atividades do colegiado. A comissão de inquérito foi instaurada no dia 29 de março e tem por objetivo investigar acusações de corrupção contra as duas entidades e seus dirigentes.

Primeiro vice-presidente do colegiado, o deputado Rogério Marinho (RN) elogiou o plano de trabalho elaborado pelo relator, deputado Fernando Monteiro (PP-PE). “O escopo da comissão está bem delimitado, o plano de trabalho está de bom tom e espero que, ao final, façamos um trabalho isento, sem sensacionalismo, com transparência e propondo essa transparência para o nosso futebol”, destacou.

Conforme lembrou o tucano, o pedido para abertura da CPI foi apresentado após a prisão, na Suíça, do ex-presidente da CBF José Maria Marin em operação liderada pelo FBI em parceria com a polícia suíça. A Justiça dos Estados Unidos já desmascarou diversos esquemas de suborno e demais ilegalidades, pedindo a prisão de dirigentes envolvidos em um esquema que supostamente movimentou U$150 milhões.  

Rogerio Marinho afirma que o trabalho da CPI poderá fazer um diagnóstico do futebol pelo mundo, ao mesmo tempo em que mostrará a verdade por trás do futebol brasileiro.

Para o deputado Silvio Torres (SP), o relator conseguiu sintetizar as principais questões pendentes. “Vamos tentar esclarecer as dúvidas e buscar assuntos e embasamento para o relator fazer um trabalho objetivo”, disse.

Um importante ponto destacado pelo parlamentar e que deverá merecer atenção dos deputados é sobre a Copa de 2014, no Brasil. Sobretudo, quanto ao legado do evento. “Para realizar a Copa no país o governo subscreveu como fundamentais vários legados e, além disso, a Fifa tinha importantes compromissos que não cumpriu. Por que não cumpriu? É importante  tratarmos desse legado nessa comissão”, alertou. 

Torres sugeriu ainda que a gestão dos clubes de futebol seja analisada pelo colegiado para que, ao final, sugestões sejam propostas.

De acordo com o roteiro de trabalho apresentado pelo relator, o colegiado deverá receber informações sobre investigações relacionadas ao tema de seu escopo, incluindo a apuração da CPI do Senado que também investigou a máfia no futebol e o processo na Justiça americana sobre a Fifa. Entre os pontos do texto ficou determinado que o colegiado poderá investigar quaisquer fatos conexos aos já investigados a partir do momento que descobertos.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
5 abril, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *