Ação democrática


Senac ampliou oportunidade de acesso à educação, destacou Izalci em sessão solene

Luis Macedo Câmara dos DeputadosA democracia preconiza oportunidades iguais para todos. “E a única forma de proporcionar igualdade é pela educação”, disse o deputado Izalci (DF), durante sessão solene proposta por ele em homenagem aos 70 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Criado em 1946, o sistema já colocou 63 milhões de profissionais no mercado.

No discurso, Izalci relatou uma experiência marcante vivida por ele em 2008, quando exercia a função de Secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal e inaugurava o programa DF Digital em Planaltina. “Isso mudou a minha vida”, disse ele. O parlamentar contou que naquele dia um jovem de 15 anos o procurou para dizer que esperava poder, com aquele curso, mudar o rumo da história familiar dele.

A família do rapaz tinha perdido quatro pessoas, vítimas de assassinato. “Ele queria mudar a própria história e a educação era a sua única arma”, disse Izalci, reiterando que naquela noite não dormiu. “Vi que a obrigação era muito maior do que imaginava e aquele jovem colocara em nossas mãos uma arma especial para mudar o mundo com conhecimento e educação”.

Segundo Izalci, o Senac foi e tem sido a mola motora da capacitação para os jovens e adultos de todo o Brasil. Ele destacou que na década de 40, a instituição começou as primeiras ações de levar a educação profissional aos locais mais distantes dos grandes centros. “Seja em cursos volantes e, posteriormente, unidades móveis, o Senac se tornou um pioneiro na educação sobre rodas”, disse.

Na década de 1990, foi criada a Rede EAD Senac, que recebeu um credenciamento especial do MEC e hoje são mais de 300 cursos de graduação, pós-graduação e MBA. A instituição também passou a produzir livros, vídeos e softwares voltados para as suas áreas de atuação.

No início dos anos 2000, usando a tecnologia na disseminação de conhecimento, surgiu a Rede SESC-Senac de Teleconferência, que promove debates sobre assuntos relevantes entre especialistas e o público, em tempo real, por e-mail, fax e telefone. Outro uso da mídia foi a criação do programa radiofônico Espaço SENAC, que, desde 2002, foi ampliado para o programa Sintonia SESC-Senac, transmitido, hoje, por cerca de mil emissoras no Brasil.

O deputado, no entanto, critica a atuação do governo federal, que não imita os bons modelos de educação. Izalci cita como exemplo o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que esbarra na má vontade do governo e corte de recursos. “Vocês sabem o quanto tem sido difícil manter o Pronatec sem os recursos devidos pelo governo para pagar nossos professores e servidores”, criticou.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
4 abril, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *