Trabalho na Câmara
Imbassahy defende respeito à composição original das bancadas na formação das comissões permanentes
O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), defendeu que as comissões permanentes da Câmara voltem a funcionar o quanto antes. Após participar de reunião de líderes nesta segunda-feira (28), o tucano destacou seu posicionamento favorável à composição dos colegiados respeitando a formação original dos partidos e blocos do início da legislatura. Com a aprovação da PEC da janela partidária, que permitiu a mudança de parlamentares das legendas pelas quais foram eleitos, mais de 80 deputados trocaram de partidos.
“A decisão sobre como a presidência das comissões será formada está sendo ultimada. Alguns líderes querem respeitar a composição atual. Eu defendo a composição original, pois o espírito da PEC da janela partidária definia com clareza quais artigos de cada partido deveriam ser preservados, seja de tempo de rádio e TV ou fundo partidário. Então essa questão da formação das comissões e dos cargos também deve ser levada em consideração”, defende Imbassahy.
A Mesa Diretora da Câmara irá se posicionar sobre o assunto. Até o momento, as negociações entre os partidos avançam no sentido de contemplar a composição original, sem desprezar a atual. Para isso serão criadas duas novas comissões: da Mulher e da Defesa dos Direitos dos Idosos.
Imbassahy ressalta que o impasse provocado pelo rito do impeachment [que esteve pendente de análise final do STF até este mês de março] atrasou o início dos trabalhos das comissões. Mas, segundo ele, é fundamental que os colegiados voltem a trabalhar. “O trabalho das comissões permanentes é de grande importância. Ali são debatidos e aprofundados os projetos para que cheguem a plenário mais estudados e bem elaborados”, ressaltou.
O líder tucano garantiu que não há nenhum tipo de tentativa da oposição de fazer com que as presidências das comissões permanentes só sejam definidas após a votação do impeachment na comissão especial. “Queremos sim é que seja colocado um posicionamento o mais rápido possível”. De acordo com os líderes que participaram da reunião desta segunda-feira, a definição, com a eleição dos presidentes de cada colegiado, ocorrerá na quarta e quinta-feira da próxima semana (6 e 7 de abril).
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta