Desafios no saneamento


A pedido de tucanos, Plenário da Câmara debate tema da Campanha da Fraternidade

A pedido dos deputados Luiz Carlos Hauly (PR), Antonio Imbassahy (BA) e Domingos Sávio (MG), o Plenário da Câmara será transformado em comissão geral na manhã desta quarta-feira (23) para debater o tema da Campanha da Fraternidade de 2016: “Casa Comum, nossa responsabilidade”, com foco na questão do saneamento.

Conforme apontaram, a campanha liderada pela CNBB busca despertar a consciência para a necessidade de um olhar “mais amoroso” para o planeta e para a natureza,  criando uma consciência fraterna e lembrando que os recursos naturais são limitados.

Em relação ao saneamento, os parlamentares chamaram a atenção para um grande desafio do Brasil: pouco mais da metade da população têm acesso a esgoto e água encanada. “Assim, a questão principal levantada pela CNBB e objeto da comissão geral é cuidar da questão do saneamento básico e a responsabilidade do poder público sobre esta questão, sobretudo de disponibilizar esgoto e água para toda a população, além de combater os lixões, que são um proliferador de doenças”, apontam os tucanos.

A epidemia de casos de zika e o aumento do registro de crianças com microcefalia também é ressaltada no requerimento que pede a realização do evento. Os parlamentares citam também uma série de dados apontados no texto base da Campanha da Fraternidade de 2016 que demonstram o descaso com a questão do saneamento no Brasil, país que aparece na lista das 20 nações nas quais as pessoas têm menos acesso aos banheiros.

(Da redação/foto: arquivo – Agência Brasil)

Compartilhe:
22 março, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *