Prazo correndo


Tucanos participam da primeira sessão plenária após a instalação da comissão do impeachment

IMG_1280O plenário da Câmara realizou nesta sexta-feira (18) a primeira das 10 sessões necessárias para que a presidente Dilma apresente sua defesa à comissão especial do impeachment. O esforço dos parlamentares para garantir o quórum deu resultado, possibilitando o início da contagem do prazo.

Da tribuna, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), agradeceu a presença dos deputados e se disse confiante no processo de afastamento. “Estamos muito confiantes. Vamos marchar nessa linha da normalidade democrática, fortalecendo nossas instituições”, afirmou.

Após as 10 sessões previstas para a defesa, o relator terá cinco sessões para apresentar o parecer. Depois de aprovado na comissão, o relatório segue para plenário. A expectativa do tucano é de que o documento seja encaminhado no fim da primeira quinzena de abril. Para que o plenário autorize a abertura do processo, serão necessários 342 votos. “Dando tudo certo, esta casa vai honrar o país, votando o impeachment de Dilma Rousseff”, afirmou.

O deputado Rocha (AC) disse em plenário que, além da população brasileira, representa o povo acreano na luta contra os desmandos do PT.  “Aqui estamos para dar quórum a esta sessão, para fazer com que o processo de impeachment caminhe. Estou aqui representando a parcela do povo acreano que não quer mais a presidenta Dilma, que não concorda com todos os desmandos que aconteceram. Principalmente, depois da revelação das escutas telefônicas autorizadas pelo Poder Judiciário, que colocam em xeque todo um sistema que foi montado para manipular, para burlar a Justiça brasileira”, justificou.

Jutahy Junior (BA), que participou das manifestações do dia 13, acredita que chegou a hora do Congresso concretizar o desejo de milhões de brasileiros. “Temos que assumir a responsabilidade histórica de acabar esse ciclo de incompetência, de corrupção, de desrespeito com a população. Enquanto Lula tomava posse, a população estava fora. E eles riam, debochando do povo brasileiro, da Justiça”, completou.

O tucano presidiu a reunião de instalação da comissão especial e espera que o grupo contrário a Dilma alcance a maioria. Jutahy destaca que a população vai pressionar os integrantes por uma posição favorável aos brasileiros. “Não há mais possibilidade de sairmos desse atoleiro moral, econômico, a não ser por meio da Constituição, da legalidade, do impeachment”, frisou.

O deputado Izalci (DF) agradeceu por ter sido indicado à comissão processante do impeachment. O tucano é suplente do PSDB no colegiado. “Portanto, impeachment já! Temos que dar uma resposta a essa indignação que está nas ruas com toda a razão. Quero mais uma vez agradecer ao meu partido de poder participar deste momento ímpar”.

A comissão especial foi instalada nessa quinta-feira (18) e tem reunião marcada para segunda (21), às 17h. Os representantes do PSDB na comissão são Bruno Covas (SP), Carlos Sampaio (SP), eleito 1º vice-presidente, Jutahy Junior (BA), Nilson Leitão (MT), Paulo Abi-Ackel (MG), e Shéridan (RR). Como suplentes, foram eleitos Izalci (DF), Fábio Sousa (GO), Mariana Carvalho (RO), Bruno Araújo (PE), Rocha (AC) e Rogério Marinho (RN).

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 março, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *