Esperança
Projeto que libera uso da fosfoetanolamina é aprovado com apoio de Silvio Torres
A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (8) o Projeto de Lei 4.639/16, que permite a fabricação, distribuição e o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer”. O texto segue agora para análise do Senado antes de ir à sanção presidencial. Desde de setembro, o deputado Silvio Torres (SP) acompanha de perto e atua nas discussões sobre o uso da fosfoetanolamina sintética para o tratamento do câncer. Na ocasião, o parlamentar acionou a Anvisa cobrando explicações referentes ao remédio.
“Este medicamento tem se mostrado bastante eficaz em vários casos de câncer, principalmente em caos avançados. Todos nós estamos muito confiantes e torcendo para que isso dê certo. E mais agora com o apoio oficial do governo Federal e do governo do Estado de São Paulo, do Instituto de Pesquisa e toda a população”, destacou Silvio Torres.
Quatro meses antes, em novembro, o governador Geraldo Alckimin anunciou a primeira fase de testes da substância, que deve ser concluída por laboratórios parceiros do Governo de São Paulo em breve. Em seguida, iniciam-se os testes clínicos em hospitais da rede pública estadual para avaliar a eficácia da droga em até mil pacientes. Finalizando esta etapa, e com aprovação da Anvisa, o Estado começaria os testes clínicos.
O texto estabelece que pacientes diagnosticados com neoplasia maligna poderão, por livre escolha, fazer uso da fosfoetanolamina sintética, desde que um laudo médico comprove o diagnóstico e que o paciente ou seu representante legal assine um termo de consentimento e responsabilidade. A opção pelo uso voluntário da substância não exclui o direito de acesso a outras modalidades terapêuticas.
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta