Confira conquistas do PSDB na área social


unnamed-7-1-300x195Mais do que assegurar a estabilidade da economia brasileira após anos de hiperinflação, o PSDB sempre teve seu olhar voltado para o social. Nunca foi monopólio do PT ou da esquerda a preocupação com os brasileiros mais pobres. Tanto que o Plano Real, implantado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, é reconhecidamente o maior programa de distribuição de renda já visto no país. Governando atualmente seis estados e quatro prefeituras de capitais, as gestões tucanas podem apresentar ao país muitas experiências bem sucedidas e conquistas asseguradas em áreas como assistência social e cidadania, emprego e renda, combate à pobreza, idosos, infância e juventude, mulheres e pessoas com deficiência.

Graças à preocupação do PSDB com o social é que o Bolsa Família acabou se viabilizando na gestão petista, a partir da unificação de vários programas implantados no governo FHC, entre eles o Bolsa Escola. Foi a gestão de Fernando Henrique também que assegurou uma das maiores conquistas do país na área educacional, garantindo acesso de 97% das crianças às escolas. Sob a batuta do ex-presidente tucano e da indicação do hoje senador José Serra (PSDB-SP) para o Ministério da Saúde, por exemplo, que o país galgou vitórias emblemáticas nesta áreas. Serra foi o mentor da lei de incentivos aos remédios genéricos, que barateou os medicamentos para milhões de brasileiros.

As conquistas sociais são reconhecidas também nos estados administrados pelo PSDB. Em Minas Gerais, os governos de Aécio Neves (2003-2010) e de Antonio Anastasia (2010-2014) fizeram o estado subir do patamar médio para o alto no desenvolvimento humano, segundo a ONU, a partir da implantação do Travessia, inovador programa de combate à pobreza. A gestão dos dois mineiros garantiu ao estado ainda o melhor sistema de saúde do Sudeste. Além disso, os programas Viva Vida e Mães de Minas contribuíram para reduzir a mortalidade infantil e maternal.

No estado de Goiás, a gestão do governador Marconi Perillo destaca-se por suas ações voltadas para a educação e a saúde. O programa Enem Express, voltado para os alunos da rede pública e coordenado por especialistas no Exame Nacional do Ensino Médio, não deixa nada a dever aos cursinhos particulares. Em 2015, foram atendidos 47 mil alunos do Ensino Médio inscritos no Enem e distribuídos 67 mil cadernos de atividades para os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Já em relação à saúde, a mais importante conquista do governador foi a inauguração, em julho de 2015, do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Trata-se do maior e mais moderno hospital de Urgências da região Centro-Norte do Brasil.

Vizinho de Goiás, Mato Grosso também vem sendo beneficiado por diversos programas sociais. Sob o comando do governador Pedro Taques, a população do estado será contemplada com ações como a Caravana da Transformação, que reúne dezenas de órgãos públicos na promoção de assistência jurídica e social aos moradores de comunidades às margens do rio Cuiabá. Isso sem falar no inovador projeto “Um por todos e todos por um”, que passa para os jovens valores como respeito ao dinheiro público e combate à corrupção. Com esse programa serão distribuídos cerca de 100 mil kits com manuais, cadernos de atividades, jogos, cartazes e histórias em quadrinhos para estimulara consciência de seu papel como cidadão e a importância da participação de todos na luta contra a corrupção e a favor de uma sociedade ética e responsável.

No Mato Grosso do Sul, outro tucano, o governador Reinaldo Azambuja, está assegurando o acesso de pessoas carentes ao ensino superior por meio do Vale Universidade, que oferece descontos de 90% a estudantes de baixa renda através de parcerias entre o governo e instituições privadas de ensino. Outra importante ação desenvolvida por Azambuja é a Rede Solidária, programa que instala uma base do governo estadual em regiões mais carentes com ofertas de serviços distintos como atividades educacionais, qualificação de profissionais e mesmo atividades de lazer. Apenas na capital Campo Grande, o programa atende a 17 mil famílias.

Já o governo de Simão Jatene no Pará é responsável por programas como o Pacto pela Educação, lançado em 2013, que tem como meta aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio em um período de cinco anos. A gestão do tucano também ajudou milhares de famílias a realizar o sonho da casa própria através do programa Cheque Moradia, que possibilita às famílias com renda de até três salários mínimos construir, ampliar ou reformar suas casas. Apenas em 2015, 12.501 famílias foram contempladas pelo projeto.

No Paraná, o governador Beto Richa ampliou a rede de proteção social básica para famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Além disso, a gestão do tucano vem aumentando cada vez mais o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Somente em 2014, mais de 1.300 pessoas com algum tipo de deficiência foram incluídas no mercado do estado.

Em São Paulo, sob o comando de Geraldo Alckmin, destaca-se o programa Casa Paulista, responsável pelo investimento de cerca de R$ 7,9 bilhões para viabilizar 150 mil novas moradias e implementar ações de urbanização de favelas e regularização fundiária. Além disso, os paulistas têm acesso a cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional por meio do projeto Via Rápida Emprego, lançado em 2011.

Os moradores das capitais administradas por prefeitos tucanos também vêm sendo contempladas com diversas ações sociais. Em Maceió (AL), o prefeito Rui Palmeira desenvolveu o programa Consultório na Rua, referência no atendimento à população de rua no país.

Arthur Virgílio, prefeito de Manaus (AM), foi responsável por uma verdadeira reformulação das creches da cidade. No início de 2013, quando o tucano assumiu a prefeitura da capital, havia apenas uma creche municipal. Hoje, são oito próprias e mais quatro conveniadas. Até o fim de 2016, haverá 22 creches em funcionamento em Manaus.

Belém, com o prefeito Zenaldo Coutinho, tornou-se exemplo de políticas públicas voltadas às mulheres. Por meio do SOS Mulher, a prefeitura disponibilizará um aplicativo de celular que permitirá às mulheres vítimas de violência doméstica acionar proteção policial com a maior brevidade possível. O atendimento será prestado 24 horas por dia.

Em Teresina, no Piauí, o prefeito Firmino Filho criou o Programa Lagoas do Norte, um conjunto de ações integradas de cunho social, econômico, habitacional, de infraestrutura e requalificação ambiental promovidos em 13 bairros próximos aos leitos dos rios Parnaíba e Poti, que sofrem com inundações durante as estações chuvosas. Sob a coordenação da prefeitura são desenvolvidas ações para a regeneração da flora próxima aos rios, melhoria habitacional e regularização fundiária, construção de creches e criação de espaços culturais.

(Da Agência PSDB)

Compartilhe:
10 março, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *