Organização criminosa


Denúncia do MP contra Lula por série de crimes fragiliza ainda mais base aliada, diz Imbassahy

25029195643_eded12e0f2_zA denúncia apresentada pelo Ministério Público de São Paulo contra o ex-presidente Lula por uma série de crimes fragiliza ainda mais o já enfraquecido governo Dilma e sua base aliada no Congresso, avaliou nesta quarta-feira (9) o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA). Lula foi denunciado à Justiça pelos crimes de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro por causa da suposta compra do tríplex em Guarujá (SP).

O promotor Cassio Conserino entrou na 4ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda, de São Paulo, com denúncia criminal contra o ex-presidente Lula. Para Imbassahy, a denúncia é consequência da ausência de explicações do petista sobre benefícios recebidos. O tucano avalia que a repercussão do caso no Congresso é inevitável.

“A denúncia é extremamente grave e a base de sustentação do governo na Casa vai tendo cada vez mais dificuldades em se manter”, explicou. As acusações do MP impulsionam ainda o pedido de impeachment da presidente Dilma, acredita Imbassahy. A situação de Dilma se agrava porque Lula é uma das figuras mais importantes do PT, que sai enfraquecido dos escândalos de corrupção.

O líder rechaçou os ataques do Instituto Lula ao promotor responsável pela denúncia. Em nota, a entidade diz que “Cássio Conserino não é o promotor natural do caso e pré-julgou antes de ouvir o ex-presidente, mostrando que é parcial”. Em vez de explicar a denúncia, o instituto preferiu atacar o Ministério Público, lamentou Imbassahy. “Como Lula não se explica pelos benefícios recebidos, que foram muitos, a consequência natural é essa”, completou o tucano.

A denúncia inclui 16 pessoas, a ex-primeira dama dona Marisa Letícia e um dos filhos de Lula, Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha. Lula e outras 13 pessoas foram enunciadas pelos quatro crimes. Já Lulinha e dona Marisa são acusados de lavagem de dinheiro.

Na última sexta-feira (4), o ex-presidente foi levado pela Polícia Federal sob mandado de condução coercitiva para prestar depoimento na 24ª fase da Lava Jato. No mesmo dia, agentes estiveram no tríplex para cumprir mandado de busca e apreensão. O ex-presidente e sua esposa foram flagrados em visita à unidade do Condomínio Solaris, que passou por reforma de luxo para receber os novos moradores.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 março, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *