Constrangimento
Líder do PSDB na Câmara cobra renúncia de Eduardo Cunha da presidência da Casa
O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), cobrou nesta quarta-feira (2) o afastamento do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Da tribuna, o tucano afirmou que a renúncia do peemedebista do cargo é a única solução para o grave constrangimento vivido no Congresso.
“A partir de hoje, temos um presidente da Câmara investigado pela própria Casa e, mais grave ainda, réu no STF. Para o PSDB e para a maioria da população, chegamos no limite. Não resta outra alternativa a não ser o afastamento de Cunha, em benefício da democracia, da recuperação da nossa economia, da tragédia do desemprego”, declarou o líder.
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta quarta-feira (2) o recebimento parcial de denúncia contra Cunha pelo suposto recebimento de US$ 5 milhões de propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Dos 11 ministros, 6 já votaram a favor da abertura da ação penal. Outros cinco magistrados irão votar amanhã (3).
Nesta madrugada, o Conselho de Ética da Câmara decidiu dar continuidade ao processo contra o presidente. Com o voto de minerva do presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), o conselho aprovou, por 11 votos a 10, o relatório favorável à admissibilidade da representação contra Cunha.
A decisão do conselho demorou a sair: foram mais de 100 dias para instalar a investigação, criticou Imbassahy. Segundo o líder, foram feitas manobras para que o colegiado não funcionasse como deveria. O processo no conselho vai se basear na denúncia de que Cunha teria mentido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras sobre a existência de contas no exterior, o que também pode levar à perda do mandato.
“Solicito que o presidente renuncie. Será um gesto de grande importância para a nação e que poderá impulsionar aquilo que é o maior desejo dos brasileiros, o afastamento da presidente Dilma”, completou.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta