Ou você vai ou ela fica


Encontro da oposição com movimentos sociais marca mobilização para manifestações do dia 13

Um encontro entre os líderes de partidos da oposição e representantes de movimentos sociais marcou, nesta terça-feira (1º), a mobilização em torno dos preparativos para a grande manifestação do dia 13 de março. A reunião ocorreu pela manhã na Liderança do PSDB no Senado. Além dos tucanos, estiveram presentes parlamentares de legendas como DEM, PPS, Solidariedade e PV. Foi o primeiro encontro realizado no Congresso para definir a integração dos partidos nos atos de protesto contra o governo Dilma e os escândalos de corrupção.

CONVERGÊNCIA COMPLETA

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), é importante que os brasileiros tomem as ruas e mostrem sua indignação com a crise provocada pela gestão do PT, com desemprego e inflação. “Agora é uma convergência completa. Todos nós temos consciência de que, não havendo movimento nas ruas e não havendo também uma maioria no Congresso Nacional, não acontecerá o afastamento da presidente”, disse o tucano, após o encontro.

Play

Imbassahy lembra que o processo de impeachment de Dilma, que está pendente de resposta do Supremo Tribunal Federal sobre o rito, tem o respaldo da maioria da sociedade, que precisa demonstrar isso nas ruas. Ele lembra ainda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa ações protocoladas pelo PSDB contra a presidente e seu vice, Michel Temer, por irregularidades na campanha.

“Portanto hoje foi um dia importante, histórico, quando as principais lideranças de oposição se reuniram com os principais movimentos sociais que estão fazendo a mobilização de rua para definir um planejamento e uma programação. Dia 13 de março estaremos todos nas ruas.  Se você não for, ela fica”, alertou o tucano.

Segundo Imbassahy, não há a menor dúvida de que a prisão do marqueteiro João Santana, responsável pelas campanhas de Dilma, e a troca do ministro da Justiça devido à inconformidade do PT com as investigações da Operação Lava Jato, reforçaram o inconformismo dos brasileiros com Dilma, Lula e todo o PT.

Divulgação feita pela Aliança Nacional dos Movimentos nas Democráticos nas redes sociais.

Divulgação feita pela Aliança Nacional dos Movimentos nas Democráticos nas redes sociais.

CONVOCAÇÃO NAS REDES

Pelas redes sociais, deputados do PSDB têm reiterado o convite à população para as manifestações do dia 13. Ao longo da tarde, os tucanos gravaram mais chamados. Em vídeo publicado no Facebook, o 1º vice-líder tucano, deputado Daniel Coelho (PE), disse que o engajamento da oposição vai ao encontro do que a sociedade almeja. “Estamos conectados com o anseio da sociedade, que é o fim desse governo e a abertura de uma nova página na política nacional, com mais ética, correção e eficiência”. O tucano participou da reunião no Senado.

Pesquisa Datafolha divulgada no final de semana mostrou que 60% dos entrevistados afirmam que a Câmara deveria aprovar o impeachment. Já 58% acreditam que Dilma deveria renunciar. Da tribuna, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) alertou para o risco de a gestão petista levar o Brasil a um colapso total da economia, com consequente demissão em massa dos trabalhadores. “Dia 13 de março é o dia da indignação. Quem não for às ruas não tem direito de chorar depois. Brasileiro que quer a deposição vai às ruas manifestar”, argumentou.

O deputado Izalci (DF) fez um apelo à população pedindo mais engajamento nas redes sociais para fortalecer o protesto do dia 13. “Vamos demonstrar indignação com relação a este governo corrupto, incompetente, inconsequente, que levou o Brasil a essa situação que aí está”.

Da tribuna da Câmara, o deputado Domingos Sávio (MG) afirmou que o objetivo das manifestações é ajudar a salvar o Brasil da roubalheira. “O povo brasileiro não vai mais se conformar com essa quadrilha que aí está. Agora mais do que nunca o povo tem que ir para a rua. Nunca no Brasil se roubou tanto e se mentiu tanto para a população como agora. O que estão fazendo é uma tragédia para o país”, disse.

“Vem pra Rua” e “Movimento Brasil Livre” foram alguns dos movimentos representados na reunião desta terça-feira.  Carla Zambelli, do “Nas Ruas” e coordenadora da Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, também esteve presente.

214
cidades já confiraram manifestações no dia 13, segundo o “Vem pra Rua”.

(Reportagem: Djan Moreno e Elayne Ferraz/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
1 março, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *