A máscara caiu
Povo está cada vai mais ciente das suspeitas relações de Lula com empreiteiras, diz Nilson Pinto
O deputado Nilson Pinto (PA) acredita que o povo brasileiro está ciente das fortes suspeitas do trocas de favores envolvendo o ex- presidente Lula e empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. “Felizmente a máscara dele caiu”, apontou o tucano nesta segunda-feira (29). Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, a maioria dos brasileiros afirma que houve “toma lá da, cá”.
De acordo com o levantamento, a maior parte dos entrevistados avalia que Lula foi beneficiado diretamente por obras realizadas em dois imóveis grandiosos. No caso do tríplex de luxo no Guarujá (SP), 62% avaliam que Lula foi beneficiado pelas obras, a cargo da empreiteira OAS. Para piorar, 58% acham que a construtora recebeu vantagens do PT no esquema. Já em relação ao sítio em Atibaia (SP), 55% acreditam que o presidente foi favorecido e retribuiu o “favor” da empresa.
VAI AUMENTAR
“Tenho certeza que daqui para frente a convicção da população só irá aumentar porque a operação Lava Jato continuará lançando provas sobre os crimes cometidos contra o povo brasileiro”, afirma Nilson Pinto.
Depois de ter passado dias em silêncio, o petista resolveu falar sobre o assunto na festa de comemoração dos 36 anos do PT. O ex-presidente tentou se desvincular das duas propriedades reformadas e equipadas por empreiteiras e atacou o Ministério Público e a Polícia Federal. Disse ainda disse que o sítio foi um presente de “companheiros”.
O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), destacou que, após atacar o Ministério Público, o petista recebeu o troco com a resposta do procurador da República Deltan Dallagnol. “Existem basicamente dois modos de responder uma acusação. O primeiro modo é mostrar que aquilo que a pessoa disse é mentira e que está errado. O segundo é desacreditar e tirar a credibilidade das pessoas que te acusam. O que vários acusados têm feito diante da robustez das provas é buscar agredir o acusador, tentando tirar desse modo a credibilidade. Mas isso é criar uma espécie de teoria da conspiração”, disse o procurador, que integra a força-tarefa da Lava Jato.
De acordo com a pesquisa Datafolha, quanto mais escolarizado é o público, maior o percentual de entrevistados que consideram ter havido o “toma lá, dá cá” entre empreiteiras e governo petista. Até mesmo simpatizantes do PT, cerca de um terço dos entrevistados, acreditam que Lula foi beneficiado tanto no caso do sítio quanto no do tríplex.
Para Nilson Pinto, os dias de glória de Lula estão chegando ao fim. “Esse é um momento histórico. A máscara que encobria os malfeitos do PT e a hipocrisia que dominava a relação do partido com a sociedade brasileira estão se acabando. Essa é uma grande vitória do povo brasileiro”.
A Promotoria criminal em São Paulo intimou novamente o ex-presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia, para prestarem depoimento na condição de investigados no procedimento sobre o tríplex no Guarujá. Está marcado para próxima quinta- feira (3) no Ministério Público paulista os depoimentos de Lula, Marisa e também do filho mais velho do casal, Fábio.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta