Investimento garantido


Presidente da Câmara garante que incluirá a PEC da Saúde na pauta desta semana

O presidente da Câmara confirmou em Plenário que incluirá na pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 01/2015, que estabelece obrigação a União aplicar percentual mínimo na Saúde. A PEC atende às reivindicações da população pelo Saúde+10.24479960314_a553c2fce4_o

A proposta, de autoria do deputado Vanderlei Macris (SP), determina que o governo federal invista, de forma escalonada, percentuais mínimos na Saúde. No primeiro exercício financeiro serão 15% da Receita Corrente Líquida (RCL). Nos cinco anos seguintes, os percentuais serão de 16%, 17%, 18%, 18,7% e 19,4%, quando chegará ao percentual corrigido de 10% da RCB.

No Plenário, após o deputado Macris destacar o apoiamento de todos os líderes da Casa Legislativa e apresentar documento assinado por eles pedindo a inclusão da PEC 01 na Ordem do Dia, o presidente da Câmara confirmou: “Esse requerimento está sendo encaminhado. Eu vou incluir na pauta a partir da semana que vêm essa proposta de emenda à Constituição”, afirmou Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Segundo Macris, se aprovada, a aplicação de recursos será obrigatória ao governo federal, o que garantirá uma saúde mais digna aos cidadãos. “Nós temos hoje aquilo o que é minimamente necessário no nosso país. Faltam remédios, vacinas, faltam gaze nos hospitais e pessoas sendo atendidas em macas nos corredores, e isso não pode ser mais permitido”, considerou o parlamentar. Atualmente, somente estados e municípios tem obrigação de investir na Saúde.

Macris ainda explica que a PEC 01 ainda possui regra “contra retrocessos”, que veda aplicações de serviços públicos de saúde em montante inferior ao mínimo calculado para o exercício anterior.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 fevereiro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *