Perdendo a guerra


João Campos critica falta de atitude do governo federal diante dos perigos do zika vírus

6993318770_b5589da60d_zA Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, em um ano, o número de casos de zika deve chegar a 1,5 milhão no Brasil e até 4 milhões nas Américas. Enquanto isso, o governo brasileiro reduziu pela metade a verba extra repassada às prefeituras para ações de combate ao aedes aegypti em comparação com 2013, ano em que foi registrada a pior epidemia de dengue.

O deputado João Campos (GO) lamentou que o governo petista não esteja priorizando o combate ao zika vírus. “ A incompetência desse governo é algo que nos assusta. Nesse momento de crise de falta de recursos, o governo tem que ter sensibilidade e inteligência para saber onde ele deve e não deve cortar. Um problema dessa natureza não pode passar por corte de recursos, isso tem que ser uma prioridade do governo”, justifica.

A verba é um recurso adicional do governo federal destinado a estados e municípios para prevenção e promoção de saúde, o que inclui medidas de combate ao mosquito. Em dezembro de 2014, o valor do piso variável diminuiu para R$ 150 milhões e, em 2015, o valor da verba voltou a cair, desta vez para R$ 143,7 milhões. Os municípios reclamam da falta de auxílio emergencial diante da possibilidade de uma nova epidemia neste ano.

Para o tucano, o governo não vem diminuindo custos e por isso não tem dinheiro para investir numa situação de emergência. “Esse é o resultado de um governo incompetente, sem planejamento, que não elege prioridades e é, ao mesmo tempo, corrupto. Um governo com essa característica não poderia ter outros resultados”, ressalta.

As pesquisas sobre o zika poderão ser intensificadas se for declarada emergência internacional de saúde pública. O Ministério da Saúde diz já ter confirmado em seis casos a relação entre o vírus zika e os bebês com microcefalia. Outros 270 casos de microcefalia foram confirmados, mas ainda sem certeza da ligação com o zika, e 3.448 casos estão sob investigação.

(Reportagem: Elayne Ferraz e Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 janeiro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *