No fundo do poço


Queda em ações da Petrobras reflete declínio provocado pela gestão petista, alertam tucanos

CZF8WBGWwAIj5TQDeputados do PSDB afirmaram nesta terça-feira (19) que o governo do PT conseguiu levar a maior empresa brasileira ao fundo do poço. As ações da Petrobras despencaram 7%, chegando a R$ 4,80. O valor é o menor desde agosto de 1999, se considerada a inflação.

Desde o início do ano, a Petrobras perdeu 27% do valor de mercado. Esse desempenho tirou a estatal da lista de 500 maiores empresas de capital aberto do mundo. Para os tucanos, a empresa foi dilapidada na gestão petista. Em rede social, o deputado Fábio Sousa (GO) comentou a queda no valor. “Já quase podemos dizer que uma ação da Petrobras vale um dólar”.

Na avaliação do deputado Valdir Rossoni (PR), a queda dos preços internacionais do petróleo complica ainda mais a situação da Petrobras. O preço do petróleo, que na segunda chegou a ser cotado abaixo de US$ 28 em Londres, teve a principal influência sobre as ações da companhia no último pregão.

Oito anos atrás a Petrobras valia sete vezes mais do que vale hoje, destacou o Instituto Teotônio Vilela na Carta de Formulação e Mobilização Política de hoje. “É comum dizer que a antes maior empresa do Brasil chegou ao fundo do poço. Não mais. Ninguém mais sabe quando a desintegração da Petrobras terá fim; com o PT, ninguém é capaz de dizer que pelo menos terá algum fim”, diz trecho do documento.

O deputado Rogério Marinho (RN) avalia que a queda no preço das ações reflete o declínio da própria companhia, afundada em escândalos e dívidas sem precedentes. “A Petrobras é apenas a face mais vultosa de processo de desconstrução do Estado brasileiro feito pelo PT. Quando era a maior empresa brasileira, foi submetida a um desmonte, agravado pela corrupção generalizada, pela falta de gerenciamento, pela inabilidade, pelos inúmeros equívocos”, justifica.

Nas redes sociais, o deputado Samuel Moreira (SP) mostrou indignação.“O que fizeram com o maior patrimônio dos brasileiros? Lamentável”, declarou. Por sua vez, João Gualberto (BA) afirmou que a situação da empresa, centro das investigações da operação Lava Jato, se agrava ainda mais com a queda nos preços internacionais do petróleo. “A decadência da Petrobras é o melhor retrato do jeito petista de governar”, ressaltou.

(Reportagem: Elayne Ferraz)

Compartilhe:
19 janeiro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *